10 Apr 2024
’Arraial da Páscoa’ continua a atrair muitos forasteiros
Em Loureiro a tradição ainda é o que era e a segunda-feira de Páscoa continua a ser celebrada com o ‘Arraial da Páscoa’, com a tradição do ‘saltar do rego’ a trazer muitos forasteiros para ver a corrida de cavalos.
O rego propriamente dito já não existe, mas as corridas de cavalos continuam a prender a atenção de todos aqueles que, ano após ano, continuam a escolher a freguesia de Loureiro para celebrar a segunda-feira de Páscoa. Mas nem só de corridas de cavalos se faz o ‘Arraial de Páscoa’. O Largo da Alumieira enche-se de artesãos e comerciantes locais e todos de olhos postos no palco a aguardar a entrada da Banda de Música de Loureiro que há muitos anos se aliou a esta tradição. Este ano S. Pedro fez das suas, mas nem a chuva assustou aqueles que procuraram em Loureiro a alegria da Páscoa. A parte logística do evento ficou a cargo da Junta de Freguesia de Loureiro e José Queirós, o presidente da junta, em entrevista à Azeméis TV/FM, agradeceu a “colaboração da câmara municipal com o pó de pedra” utilizado para ‘forrar’ a rua onde decorreram as corridas.
“É mais um ano em que a tradição se cumpre apesar do tempo não ter ajudado. É uma festa que traz, normalmente, muitos forasteiros, muita gente de fora de Loureiro e até de Oliveira de Azeméis. Para além de mantermos a tradição sabemos que há muita gente que vem de fora e que gosta”.
José Queirós, presidente da JF de Loureiro