29 Sep 2024
Promovida pelo Grupo Folclórico de Cidacos
O Grupo Folclórico de Cidacos voltou a levar a emoção de uma ‘desfolhada à moda antiga’ ao coração da cidade. O Largo da República voltou a ser palco de uma desfolhada, onde a procura do milho rei resulta num encontro de gerações que teimam em manter as tradições
Foi em 2007 que o Grupo Folclórico de Cidacos trouxe esta tradição ao centro de Oliveira de Azeméis, pela primeira vez. Desde então, em parceria com a autarquia e a união de freguesias, o grupo recorda, ano após anos, a ‘desfolhada do resto’, marcada pelo desfolhada do milho, pela bolo de canela, tremoços, azeitonas e vinho, com o bailarico a pautar o ritmo da festa. A desfolhada estava inicialmente programada para o dia 21 de setembro, mas devido a fatores meteorológicos os organizadores adiaram o evento para a noite de 28 de setembro.
“Oliveira de Azeméis está em festa e de uma forma tradicional. Setembro é mês de colheitas, de memórias e podemos ver que estão aqui muitas pessoas, crianças, a aderir. Hoje em dia as tradições estão a perder-se, mas enquanto nós podermos continuar a usufruir do milho do Sr. António de Travanca, que é quem nos fornece, vamos continuar porque é muito importante”.
António Resende, presidente do Grupo Folclórico de Cidacos