Tradições trazem memórias…

A palavra ao leitor

Vanda Pereira*

As tradições reúnem a alma de um povo, os seus costumes e as suas ideologias, em suma carregam consigo a história, tudo aquilo que passa de uma geração para a outra, tudo aquilo que queremos que permaneça. As tradições são muito importantes, são a base do enorme pilar de uma comunidade. E, é bom ver o esforço de uma comunidade a enaltecer essas tradições e encher as ruas com alegria.

Depois, também temos aquelas ditas pequenas tradições, aquelas que nós criamos, um ano atrás de outro e vamos repetindo, porque simplesmente trazem-nos lembranças de outros tempos, por vezes não muito distantes, que por si só são boas memorias que gostamos de reviver.
Eu gosto de recriar e reinventar pequenas tradições com o meu filho, aquelas que fazem parte apenas da nossa família, pelo simples prazer de celebrar a vida. Nos dias atuais é fundamental celebrar a vida, festejar cada dia, cada momento. Mesmo assim vivemos com a sensação de que o tempo passa a correr, que fica sempre algo por fazer, por terminar ou que talvez pudesse ter sido diferente ou mais intenso, no entanto vamos criando bons momentos e a vontade de os repetir, transformando-os em pequenas tradições…
 Mas, também gosto, com ele descobrir e partilhar tradições maiores, aquelas que fazem de nós quem somos num plural, porque há um enorme caminho percorrido pelos nossos ancestrais que nos trouxe até aos dias de hoje, que nos dão uma identidade coletiva, uma nação e o orgulho de pertencer a um lugar, algo tão meu quanto vosso, algo que não devemos esquecer e sair à rua para celebrar, muitas das vezes criando uma nova tradição que não deixa cair no esquecimento os velhos costumes e as artes de um povo, assim se cria a imaginação dos mais pequenos e a vontade de celebrar a vida.
leitora Correio de Azeméis, Oliveira de Azeméis

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Vet + Saúde promoveu iniciativa pioneira
9/10/2024
Novo quiosque ‘Habitus’ promete ser diferente
9/10/2024
Oliveira de Azeméis voltou a celebrar S.Miguel
9/10/2024
Pavilhão cheio para o I Festival de Música e Dança
9/10/2024
“Temos de preservar os nossos antepassados”
9/10/2024
TAL apresentou ‘Inspetor Geral’ 40 anos depois
9/10/2024
102º aniversário do Correio de Azeméis
9/10/2024
“O meu pai tinha uma artéria [artística] e eu, se tiver, é uma veia pequenina”
9/10/2024