4 Feb 2026
Em Ossela a carrinha flexível assegura o transporte da população ao centro da cidade, mas em Cesar a viatura "não está dedicada nem por dias ou por horários a fazer serviços de transporte de pessoas de Cesar para Oliveira de Azeméis nem vice-versa".
> É um serviço gratuito pensado para todas as pessoas
Desde 28 de janeiro que a população mais idosa de Ossela pode-se deslocar até ao centro da cidade através da carrinha do transporte flexível disponível na freguesia. Em Cesar, já foram registados 21 pedidos.
O serviço de Transporte Flexível continua a fazer o seu trajeto no concelho de Oliveira de Azeméis. O Correio de Azeméis expões dois exemplos concretos: o de Cesar, que se iniciou no ano passado, e o de Ossela que começa a dar agora os primeiros passos.
Desde que a carrinha de transporte flexível de Cesar começou a sua atividade, em 2025, a junta de freguesia já registou 21 pedidos por parte de idosos cesarenses.
Os pedidos foram "coisas eventuais, à exceção de um que é feito quinzenalmente", explica o presidente de junta de freguesia, Ângelo Silva. "Estes pedidos são maioritariamente para fora da freguesia e inclui destinos como Oliveira de Azemeis/Vila Nova de Gaia/Valadares/Vale de Cambra/Águeda”, acrescenta.
O autarca vinca que “o programa de transporte flexível não tem um propósito firme de nalgum sentido poder compensar as eventuais falhas das carreiras regulares da UNIR”, uma vez que não têm um motorista habilitado disponível para o fazer.
Em Ossela, o serviço começou a ser delineado pela junta de freguesia há mais de um ano e agora arranca o início de 2026 como que abrindo um novo ciclo na mobilidade da população osselense. Na primeira viagem, dois idosos usufruíram desta iniciativa.
Serviço iniciou dentro da normalidade
A carrinha saiu às 9h da manhã, da junta de freguesia e, de acordo com Raquel Sousa, presidente da junta, “os horários e paragens foram todos cumpridos e, ao meio dia e meia, o regresso correu dentro da normalidade”. No final, o feedback dos utilizadores da carrinha foi positivo, e demonstraram “satisfação, tranquilidade e gratidão por esta possibilidade existir”.
Transporte gratuito e que serve toda a comunidade
O transporte flexível é um serviço gratuito, pensado para todas as pessoas da comunidade. A carrinha irá percorrer a freguesia uma vez por semana, recolhendo as pessoas inscritas para as deslocações à cidade e para tratar dos seus afazeres.