Travanca vive de novo tradição ‘Matança do Porco’

Freguesias Travanca

No mesmo dia a associação travanquense organiza também, ao final do dia, a típica Noite de Fados. Na foto Santiago Martins à esq. e Rui Matias

Travanca> Turma da bola em  “As nossas coletividades”

No seguimento do programa “As nossas Coletividades”, Santiago Martins, presidente da Turma da Bola e Rui Matias, vogal da direção, marcaram presença nos estúdios da Azeméis TV/FM para falar sobre a Matança do Porco e Noite de Fados que irá ter lugar dia 23 de novembro, na sua sede em Travanca.

Tradição. “Nesse dia, somos já tradicionalmente visitados por gente que vem de muito para além dos limites do concelho, ou seja, o evento em si é chamativo já não é muito frequente que estes tipos de eventos aconteçam, por razões óbvias. Não é possível ser feito como era há uns anos, nós abatermos o porco lá no sítio, pendurá-lo, tem de ser tudo feito de forma diferente em locais previamente designados para o efeito e hoje o porco desmancha-se lá, corta-se lá à medida que nós queremos e o evento acontece.”
Santiago Martins, presidente da Turma da Bola

Um dia completo. “Começamos o dia com a matança do porco, depois temos um almoço e durante a tarde o servir de algumas iguarias que vem do porco, o caso dos rojões, serrabulho, o arroz de fressura tudo isso é servido a partir da hora do almoço. Temos algumas pessoas que reservaram mesa para almoçar connosco e para estarem presentes, e a noite de fados é um bocado para complementarmos o dia, terminarmos em grande, de recebermos outro tipo de visitantes, de recebermos muita gente que vem em família. É terminar o dia de forma diferente e trazer tradições que se acabam por perder.”
Rui Matias, vogal da direção

Noite de Fados. “Temos três vozes masculinas e duas femininas, penso que com alguma qualidade de forma que está em perspetiva uma noite de fado, para quem gosta de fado.”
Santiago Martins, presidente da Turma da Bola

Um novo início. “Aquela casa tem 52 anos, e é natural que quem lá anda desde o seu inicio sinta, não queria dizer cansaço, mas o trabalho é constante, não há folgas. Eu via com bons olhos neste momento a passagem de testemunho porque nós temos lá muita gente com muita capacidade e gente nova ainda.”
Santiago Martins, presidente da Turma da Bola

Renovar. “Não é fácil, as associações vivem de gente madura e nós temos lá vários exemplos, o grupo Janeiras, o clube sénior, temos a ACT tudo em plena atividade, tudo em plena atividade que é algo que espanta. O que reparamos é que são tudo associações que tem nos seus corpos sociais gente já madura.”
Santiago Martins, presidente da Turma da Bola

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Manhã de homenagem a Aldina Valente
10/06/2026
Largo das Manguelas volta a receber mercado
10/06/2026
Quarteto da Oliveirense na seleção nacional de sub-17
9/06/2026
Terceira idade > Muitas vezes o que se construiu uma vida inteira termina reduzido a “um quarto, uma mesa de cabeceira e fotografias”
9/06/2026
Famílias e cuidadores chamados a preparar o regresso a casa > "Não abandonem os vossos idosos"
9/06/2026
Jovens da Escola do Benfica visitam pavilhão Fidelidade e conhecem Neemias Queta
8/06/2026
Oliveirense junta família do hóquei em dia de convívio
8/06/2026
O Estádio Carlos Osório recebe as seleções do Brasil e Coreia do Sul
8/06/2026