Os Trilhos do Comandante, situados em Santiago de Riba-Ul, prometem satisfazer os amantes de desporto, contando com percursos de marcha e corrida com 1,6 quilómetros, trilhos de BTT com 2,1 quilómetros e de Trail, com 3,2 quilómetros. O município adiantou, ainda, que pretende criar este género de caminhos por todo o concelho de Oliveira de Azeméis.
Junto à Escola Superior Aveiro Norte surgiram novos trilhos na área envolvente da Quinta do Comandante de dificuldade fácil e média, acessíveis a todas as pessoas. A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis decidiu criar respostas no domínio da marcha e corrida, do BTT e do Trail. Em declarações à Azeméis TV, o presidente da Câmara garantiu que o município não pretende ficar por aqui. "Queremos que outros locais do concelho, que reúnam determinadas condições, possam também ver essa resposta desenvolvida”, afirmou Joaquim Jorge.
O investimento, descrito como “residual” pelo edil, limitou-se à comunicação em termos de identificação dos espaços e da sinalética instalada nos trilhos. “Tudo isto foi feito com os colaboradores da autarquia, sobretudo com o Gabinete de Desporto e do Centro Municipal de Marcha e Corrida, que andaram no terreno com as máquinas a criar os percursos que inaugurámos”, descreveu o edil. “Criámos uma resposta que tem um impacto fortíssimo e uma enorme importância para as pessoas”, considerou, alertando para a importância da preservação do património.
A autarquia adiantou que esta não será a única iniciativa do género e que já tem outros projetos em mente. “Neste momento, estamos concentrados na resposta das bicicletas, para que as pessoas possam praticar desporto pela cidade através deste meio de locomoção”, explicou Joaquim Jorge. “Ao mesmo tempo, também estamos a preparar outra resposta ao nível dos trilhos, para que seja possível estarem disponíveis em diferentes zonas da cidade e do concelho”, acrescentou.
