TUAZ - Há 16 anos ao serviço da mobilidade citadina

Albino Martins

Albino Martins

Em plena Semana Europeia da Mobilidade, momento por excelência para uma reflexão sobre os transportes, ocorre-me trazer à liça o TUAZ – Transportes Urbanos de Azeméis. 
O serviço regular de transporte urbano denominado TUAZ entrou em funcionamento a 17 de setembro de 2007, inserido nas atividades da SEM a que a autarquia aderiu desde 2002, tendo continuidade graças à sensibilização da população para a importância do transporte público. A necessidade de um transporte exclusivo do perímetro citadino era há muito sentida mas a deslocalização de alguns serviços e a expansão da malha urbana para norte e para sul tornaram-na mais evidente.

Mesmo mantendo-se a generalizada utilização da viatura própria, apanágio dos tempos modernos, foi contra o pessimismo de uns e a oposição do monopólio dos transportes reinante que o TUAZ vingou, com especial satisfação daqueles a quem o automóvel não é acessível.
Impõe-me o princípio da justiça que introduza aqui um parágrafo para relevar a ousadia da empresa A.V.Reis a qual, desafiada pela Câmara Municipal, assumiu o risco da implantação durante anos, quando outros o negaram.  
Com o tempo, concretizada a viabilidade económica do serviço, por concurso a Transdev passou a assumir o circuito com duas linhas – linha verde e linha laranja – utilizando dois minibus caracterizados, complementados ocasionalmente com outros autocarros maiores.
Não estando vocacionado para se alargar às freguesias, o TUAZ foi alvo de uma tentativa nesse sentido que não resultou, voltando às suas linhas originais e aí continua a cumprir o seu papel, mesmo que não isento de “anomalias”. Anomalias de que não se ouve falar nas redes sociais, como agora é hábito, mas que existem. 
Concluo com aquela que está à vista de todos: há cerca de meio ano, os minibus deixaram de ter caracterização visual própria. Há alguma razão que o público desconheça?

Albino Martins
 
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









PUB
Últimas Notícias
Duas vítimas em colisão na zona industrial de Fajões
1/07/2025
Proteja-se contra as altas temperaturas
1/07/2025
As melhores soluções para si
1/07/2025
Manuel Alberto Pereira pede mais fiscalização à GNR
1/07/2025
Helga Correia eleita vice-coordenadora da Comissão Parlamentar do Trabalho, Segurança Social e Inclusão
1/07/2025
Nog. do Cravo vai assumir 53% da dívida e Pindelo fica com a restante
30/06/2025
Jovens atletas confirmam crescimento da Villa Cesari
30/06/2025
Macieirense caiu nas meias-finais
30/06/2025