Tudo pronto para receber os alunos
Freguesias
Loureiro
O Agrupamento de Escolas de Loureiro está preparado para o início do ano letivo 2020/2021 em regime presencial, uma vez que “o ensino à distância agravou desigualdades entre alunos”, segundo informou a diretora do agrupamento, Ana Rio, em declarações ao Correio de Azeméis.
A expectativa para que o regime presencial dure todo o ano é grande, uma vez que é a única modalidade que permite que a escola “desempenhe plenamente o seu papel, na formação integral das crianças e dos jovens”, como confidenciou a docente Ana Rio. “Estamos expectantes relativamente à possibilidade de retomar uma nova normalidade na escola. Na vida destas crianças, estes meses fazem toda a diferença no seu desenvolvimento pessoal e social”, acrescentou, ao explicar que foi elaborado um plano de atuação para a recuperação de aprendizagens, que foram prejudicadas pela suspensão das atividades presenciais.
Apesar de ter de seguir um conjunto de medidas necessárias para a prevenção de contágios à Covid-19, o agrupamento mostra-se determinado na implementação das orientações determinadas pela Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DEGEstE) e pela Direção-Geral de Saúde (DGS). Entre as diligências impostas, destacam-se o uso obrigatório de máscara dos alunos do 2º e 3º ciclos, pelo que cada aluno receberá um kit de três máscaras certificadas pelo CITEVE (Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal) e a designação de uma única sala para cada turma, para a realização de todas as aulas, onde cada aluno ocupará um lugar fixo, respeitando a distância de segurança dos restantes. “O desafio é garantir o distanciamento em momentos informais”, confessou a diretora. Ainda assim, os alunos vão ter circuitos definidos para cada turma em zonas de circulação e haverá uma atribuição de zonas para grupos de alunos, nos recreios, “procurando evitar grandes concentrações”, admitiu Ana Rio.
As orientações estendem-se a toda a comunidade escolar. “Será a atitude coletiva de todos os intervenientes que determinará o sucesso neste propósito”, explicou. No caso de se manifestarem sintomas, cada um terá a responsabilidade de fazer uma automonitorização e deverão evitar deslocarem-se à escola. Em caso de surgirem casos suspeitos ou confirmados, “a atuação da escola será sempre articulada com as autoridades de saúde”, declarou a professora.
Oferta Educativa do Agrupamento de Escolas de Loureiro
- Escola Básica de Loureiro (sede do Agrupamento) e Escola Básica Dr. José Pereira Tavares: 2.º e 3.º Ciclos
- Escola Básica de Alumieira: Pré-Escolar e 1.º Ciclo
- Escola Básica n.º 1 de Areosa: 1.º Ciclo
- Escola Básica do Brejo; Escola Básica de Curval e Escola Básica de Palmaz: Pré-Escolar e 1.º Ciclo
- Escola Básica n.º 1 de Travanca: 1.º Ciclo
- Jardim de Infância de Travanca: Pré-Escolar
Partilhar nas redes sociais