Um Big Brother preocupante

Bilhete Postal

Eduardo Costa *

A democracia tem um custo. Todos sabemos. Os partidos são financiados conforme os resultados eleitorais. O estado financia e limita as contribuições de privados. É que, não há almoços grátis…
Em que despesas podem os partidos usar o financiamento que recebem do estado? Está a ser muito contestada e com condenação unânime pelos partidos e políticos que se manifestaram,  a decisão de Magistrados do Ministério Público que na passada semana fizeram rusgas a um partido e a casa de funcionários e ex-presidente. Concluíram os ditos Magistrados que pode ser crime a forma como cada partido gasta o seu dinheiro.

Também está a ser muito contestada e condenada a transmissão em direto das buscas para apreender provas dos supostos crimes. Esta prática tem raízes e a Magistratura já nos habituou a estes (infelizes) espetáculos. Vai-se lá saber como, os holofotes estão lá. O que devia ser feito discretamente, nomeadamente para zelar pelo ‘segredo de justiça’, é um ‘big brother’ para todos verem. 
Contudo, acho preferível estes (lamentáveis…) excessos de zelo da justiça do que a falta dela. Mas, era muito preferível que não existissem. 
O combate à corrupção deve ser permanente e sem tréguas. Em defesa das instituições democráticas e da própria democracia. Não obstante, esse combate tem que ser feito sem contribuir para o agravamento da (já de si, pouca…) confiança que os cidadãos têm nas instituições. Das quais a Justiça é pilar fundamental. 
   * jornalista, presidente da  Associação
 Nacional da Imprensa Regional 
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
SC Bustelo e FC Cesarense ficam com os três pontos
28/04/2024
FC Pinheirense vence o LAAC e ainda pode ser terceiro
28/04/2024
Golo nos descontos ‘trama FC Macieirense’ e AC Cucujães e GD São Roque também perdem
28/04/2024
JD Carregosense empata e subida já não depende só de si
28/04/2024
RC Nogueirense empata e ‘adia festa’ e GD Fajões perdeu em Milheirós
28/04/2024
TeMA arrebatou com atução da AMOA e o cantor FF. Veja as fotos dos melhores momentos
28/04/2024
Sara Valente, nova presidente da Banda de Música de Loureiro: “Queremos fazer história na banda”
28/04/2024
Oliveirense conquista ponto importante em Mafra
28/04/2024