Um fim-de-semana com as brincadeiras à Moda Antiga

Concelho

ACREFA é a responsável pelos jogos no mercado

Para a 26.ª edição do Mercado à Moda Antiga, a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis quis dar protagonismo aos jogos tradicionais do final do século XIX e início do século XX.  Para saber mais sobre os jogos, o Correio de Azeméis foi até Loureiro, às instalações da ACREFA - Associação Cultural e Recreativa Festas da Amizade, principal responsável pelas atividades tradicionais que estarão no evento.


Ao todo são mais de dez os jogos, como o Jogo do Sapo ou o Jogo do Burro, quer no chão, como em tabuleiro ou deitado, o Jogo dos Cinco Pinos, as Damas, o Pião, ou Matraquilhos, que estarão presentes para serem utilizados no Mercado à Moda Antiga, uma atração que é cada vez mais procurada por miúdos e graúdos, como explicou o presidente da ACREFA, José Leite: “A experiência tem-me mostrado que as crianças aderem com muita facilidade a este tipo de evento. É curioso ver os mais jovens a experimentarem pela primeira vez e ver aqueles que já têm alguma idade jogar para, com certeza, recordar os velhos tempos.”

Que o futebol é o desporto rei em Portugal já se sabia, mas até nos jogos tradicionais a febre da bola se faz sentir. O dirigente da ACREFA revelou que os Matraquilhos são a atração mais procurada: “Os matraquilhos são os mais procurados pelos jovens. Até pela familiaridade, os matraquilhos ainda se encontram por aí, apesar de ser cada vez mais difícil, e têm também o futebol, portanto, as crianças procuram-nos muito, mas todos os outros jogos são muito participados”.


O trabalho de manter as tradições e de as recuperar está bem inserido na missão da ACREFA. “A nossa associação tem um cariz popular. Tentamos manter as tradições mais antigas. Além de jogos tradicionais, organizamos desfolhadas, o magusto e fazemos o presépio”, contextualizou José Leite.


O Mercado à Moda Antiga estará nas Ruas de Oliveira de Azeméis nos dias 17 e 18 de maio.

Jogo do Sapo
Vindo da Galiza, o jogo do Sapo mostra-se com um propósito bem simples: fazer mais pontos. Para isso, o utilizador tem de acertar com a palete num dos nove buracos disponíveis, cada um com uma pontuação diferente. Acertar na boca do Sapo dá cem pontos, mas é preciso jogar com estratégia e garantir alguns pontos na mesa, antes de fazer o all in.

Jogo dos cinco pinos
O jogo dos cinco pinos tem uma fórmula muito simples. São cinco pinos, cada um com uma pontuação diferente, e cinco argolas que são precisas de acertar nos pinos, mas também há estratégia. Uma vez que o pino do centro tem zero e uma argola que encaixe lá, retira os pontos até então conquistados. Ganha a equipa ou jogador com mais pontos.

Andas horizontais
Coordenação e química é o que é pedido aos participantes nas andas horizontais. A premissa é simples: atar os pés dos jogadores em pontos diferentes numa anda que ligue os dois. Depois é uma corrida simples: perceber qual a equipa que chega primeiro da linha de partida até à meta. Caso algum jogador retire o pé de uma das andas, a equipa é obrigada a reiniciar o percurso.

Jogo das Latas
Seis latas colocadas em formato de pirâmide e um objetivo bem simples, deitar abaixo todas as latas com o mínimo de tentativas possível. Para jogar neste clássico de feiras e romarias portuguesas é preciso uma bola que neste caso é feita com trapos.

Pião
O pião é um dos jogos tradicionais mais popular. Consiste em lançar o pião ao chão depois de o enrolar com uma “guita” (cordel). O objetivo é ter o pião a rodar o máximo tempo possível.

Matraquilhos
Os matraquilhos têm por base os matrecos que se jogam, ainda, nos dias de hoje, mas em vez de terem 22 jogadores, 11 de cada lado, os matraquilhos têm 11 pinos de madeira fixos. O objetivo do jogo é marcar golos, utilizando um pauzinho para bater na bola em direção à baliza.

Jogo do Burro
O jogo do Burro conta com diversas variantes, no chão, em tabuleiro ou até deitado, mas o objetivo nos três é semelhante: fazer o maior número de pontos e para isso introduzir a patela na caixa adequada. Porém, à semelhança do jogo do sapo, é necessária alguma estratégia, uma vez que há caixas de jogo que subtraem a pontuação acumulada.

Para além dos jogos mencionados, também estarão presentes no Mercado à Moda antiga jogos como Damas, Tração à Corda, Arquinho, Carretas, ou fisgas.

 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









PUB
Últimas Notícias
A.D.C. Amor À Dança é a nova associação de Vila de Cucujães
15/05/2025
Coluna Liberal (IL)
15/05/2025
No voto, defende-se a Saúde, a Segurança Social e a transparência
15/05/2025
Visão de futuro
15/05/2025
Politicamente (in)correto
15/05/2025
Contraditório
15/05/2025
Trabalhar Para Mudar
15/05/2025
Oliveirense e Ovarense decidem tudo na 'negra'
14/05/2025