11 Feb 2026
Como costume, vai haver um desfile noturno e um desfile diurno, caso as condições meteorológicas assim o permitam
> O Carnaval da escola de samba ‘Renascer’
Sem sede em Pindelo, a escola de samba ‘Renascer’ mudou-se para a Escravilheira, onde fazem os seus ensaios para o grande corso de Carnaval, agendado para os dias 14 e15 de fevereiro. O tema deste ano é ‘Alma Lusitana’, aliando o samba do Brasil, com a história de Portugal.
Um problema transversal a todos os grupos, João Costa, representante da escola, afirma que, desde setembro de 2024, uma vez que, “o espaço onde estávamos teve de ser reabilitado para outras funções”, acrescentando que “ficamos sem espaço em Pindelo, apesar de procurarmos na freguesia, nunca conseguimos arranjar nada”. Todavia, foram acolhidos na freguesia de Oliveira de Azeméis, mais concretamente na Escravilheira. João Costa fez um apelo à câmara de Oliveira de Azeméis “para que possa ajudar os restantes grupos nesta luta de arranjar um espaço”.
Apesar de estarem perto de habitações, até à data, “ninguém se queixa [do ruído], por acaso até à data estamos tranquilos”.
O Carnaval é o que os move
O principal foco são os carnavais de Pindelo e Oliveira de Azeméis. Todavia, a escola de samba ‘Renascer’ participa em outros eventos, mesmo fora do concelho. “Como é óbvio, agora com o espaço que temos aqui, e com os encargos que agora temos que não tínhamos, tentamos sempre rentabilizar também de outra forma, fazendo algumas festas temáticas”, refere João Costa. O representante da escola mencionou que a escola é mais reconhecida fora do concelho, do que no próprio concelho, “o próprio concelho, se calhar não dá valor ao que tem”.
Após o término do Carnaval, o próximo já está a ser engendrado. Com eleições para escolher a maquete, a rainha de bateria, e destaques de carro, João afirma que “as meninas que se quiserem inscrever, que estejam cá na escola, estão completamente à vontade”. Com um grupo de cerca de 50 pessoas, de todas as faixas etárias, “o espírito [folião] é sempre o mesmo, a interajuda é sempre a mesma”, acrescenta João Costa.
Escola passa a ser associação
No final do ano de 2025, a escola de samba passou a ser uma associação havendo, por isso, um maior interesse em angariar mais sócios. João Costa explica que o 'Renascer' deixou de ser um simples grupo e foi obrigado a "formar uma associação para efeitos legais” uma vez que o grupo está "num espaço próprio onde temos de pagar renda e todas essas coisas para ficar tudo legal e tudo direitinho”. Aquele sítio passou a ser a sede da escola, onde têm um bar, um espaço para ensaiar e salas para a confeção das roupas.
Desde que se mudaram que a ‘Renascer’ tem vindo a crescer após “uma altura que saiu muita gente, acho que estamos a voltar a ter mais pessoas, está a ter mais aderência, acho que é positivo”. João Costa conclui com um convite: “As portas da nossa sede estão abertas para quem quiser vir ver, experimentar, assistir a ensaios, estamos sempre abertos, é só aparecer”.
João Costa, representante da Escola de Samba Renascer