Um Jardim de Infância que nos orgulha!

Opinião

Manuel Rebelo*

Nogueirenses!
Somos um povo bairrista e com forte dedicação aos problemas da nossa terra, sejam eles de cariz social, cultural ou desportivo. Não nos escusamos a dar as mãos, arregaçar as mangas e ir à “luta” por um bem maior e sempre em prol do nosso povo e do desenvolvimento da nossa Vila de Nogueira do Cravo.
Nogueira do Cravo possui de equipamentos sociais, granjeados à custa de muito suor e sacrifício por parte de várias gerações que remontam décadas a esta parte. Com peditórios, cortejos, ofertas de terrenos, etc. foram construídas obras como o edifício da Junta de Freguesia, escolas, infantário, finanças (agora recuperado para casa das associações), campo de futebol do Real Nogueirense, Jardim de infância (que agora tanta polémica está a dar), entre outras.
Não podemos esquecer, muito menos ignorar, os nossos antepassados que em gesto de boa vontade e contribuição para o desenvolvimento da nossa terra doaram terrenos para a edificação destes equipamentos. Hoje, vemos familiares revoltados com o que se está a passar com o jardim de infância. Não houve respeito pelo povo nem por estes familiares que se sentem ignorados e desrespeitados pelo poder local. Não houve o cuidado de reunir com o povo Nogueirense em Assembleia Geral, antes do tratado feito com a Santa Casa da Misericórdia para ver se havia alguém interessado no espaço (que está em funcionamento), para dar continuidade como jardim de infância, pois foi para isso que foi criado e reúne todas as condições para prestar um excelente serviço. Houve pessoas da freguesia interessadas no espaço, e com formação para este fim e não foram “tidas nem achadas”…
Era eu jovem e muito bem me lembro da preocupação dos autarcas daquela altura em lutarem por uma freguesia digna com equipamentos sociais, culturais e desportivos e outros, que nos pudessem colmatar necessidades existentes e ao mesmo tempo ter uma freguesia em franco crescimento.
Nos dias de hoje tudo é diferente, poucos são aqueles que dão o corpo ao manifesto, só serviços mínimos…
Mais uma vez digo que muito se tem falado sobre esta questão J. I. Nogueira do Cravo e, como ex-autarca mostro-me preocupado com a atual situação. Tenho conhecimento do muito que é falado a esta parte e tira-se uma conclusão: faltou aqui neste assunto a transparência da junta de freguesia em levar esta proposta à assembleia de freguesia para pronúncia do povo. Revogar o que está mal feito e levar à apreciação da assembleia, é um dever cívico perante a comunidade.
Enganam-se aqueles que dizem que a freguesia de Nogueira do Cravo sai beneficiada. Nunca sairá beneficiada de forma alguma.
Na sociedade em que vivemos, não podemos deixar que se chegue a estes termos, a Vila de Nogueira do Cravo tem um fluxo habitacional em crescimento, graças aos investidores que apostaram na nossa localidade com zonas habitacionais de excelência. Lutamos sempre para que as nossas crianças não tenham de se deslocar  (muitas vezes longas distâncias) para outras localidades.
O Jardim de Infância, situado na rua Eng. Fernando Soares David, é um equipamento que está ao serviço da Educação, apresenta problemas ao nível de infiltração de águas da chuva. Como é possível que um edifício destes que teve substituição da cobertura, há bem pouco tempo, apresente problemas deste tipo? Onde está a responsabilidade e acompanhamento da obra para verificação se tudo estava bem feito? Isto não é admissível nos dias de hoje. Mudar telhas de amianto (e muito bem), deixar vedações mal feitas ou nada feitas e agora apresentar este problema.  
Resolvido o problema da infiltração de água da chuva, deixará de haver humidade nas paredes internas e depois com pequenas obras de limpeza e pintura e tudo ficará resolvido.
Lembrem-se! As nossas crianças merecem o melhor. Os pais das crianças estão na disposição de colaborar. Assim como tudo está é que não pode ser.
À junta desta União de Freguesia solicito que analisem a situação, moderem, desfaçam tudo o que prejudica esta comunidade que se revê nos seus princípios.
Aguardamos por melhores decisões.

* ex-presidente da Junta da UF de Nogueira do Cravo/Pindelo

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









PUB
Últimas Notícias
Azemad é o novo patrocinador das seleções nacionais de hóquei
4/04/2025
Oliveirense fica-se pelos 'quartos' da Champions
4/04/2025
EBS Dr. Ferreira da Silva é a melhor escola pública do país
4/04/2025
Agenda desportiva para quarta-feira, 09 de abril
4/04/2025
Agenda desportiva para domingo, 06 de abril
4/04/2025
Agenda desportiva para sábado, 05 de abril
4/04/2025
Começou hoje a VII Conferência Internacional de Investigação em Saúde
3/04/2025
“É um privilégio médicos de hospitais centrais reconhecerem-nos como um bom centro de formação na área da geriatria”
3/04/2025