Uma 'Aldeia' candidata a 'Cidade'

Destaques União Desportiva Oliveirense

Em parceria com a União Desportiva Oliveirense, a Azeméis TV/FM organizou uma mesa de conversa onde foi debatida a formação, a importância que estes torneios têm para os jovens atletas e onde foi feito um balanço de mais uma edição.

Em parceria com a União Desportiva Oliveirense, a Azeméis TV/FM organizou uma mesa de conversa onde foi debatida a formação, a importância que estes torneios têm para os jovens atletas e onde foi feito um balanço de mais uma edição. Presentes estiveram Nelson Pinho, coordenador do futebol de formação; Rui Mesquita, membro da direção da UDO responsável pelo padel; Job Silva, representante da natação da UDO; José Carvalho, responsável pelas escolas de patinagem de hóquei patins da UDO; e Vítor Martins, coordenador do basquetebol de formação da UDO.

“O desafio para o ano é acrescentar outra sessão de competição”
“Quero deixar um agradecimento especial a todos os pais, aos nossos atletas mais velhos, a todos os que fizeram com que, pelo segundo ano consecutivo, conseguissemos integrar esta grande competição que é o Azeméis CUP.  Na próxima edição espero que consigamos aumentar o número de participantes. Apesar que tivemos cerca de 120 atletas nesta edição e já sentimos que a piscina era pequena para tantos. Tivemos a felicidade das nossas provas serem curtas e em três horas conseguimos que todos os atletas fizessem as suas provas. O desafio para o ano é acrescentar outra sessão de competição, talvez fazer sexta da parte da manhã e de tarde e conseguirmos trazer mais escolas.”

Job Silva, representante da natação da UDO


Trazer o padel ao coração da cidade e do Azeméis CUP
“O padel correu muito bem. O padel tem sido uma das modalidades que tem estado muito forte, mas, a nível de formação ainda está a dar os primeiros passos. Não há tantos atletas nestes escalões, tentámos juntar as equipas disponíveis e tivemos vários participantes tanto masculinos como femininos. (…) É um sonho que nós temos de vir a fazer um torneio mais envolvente, o padel, como qualquer outra modalidade, está sempre cingida ao espaço que ocupa, no nosso caso é na Cerciaz. Mas, no futuro, a ver a competição a crescer como tem crescido, acho que para a cidade de Oliveira de Azeméis e para a câmara municipal, envolver o padel ao nível concelhio seria muito bom. Fazendo uma competição com mais nível, com atletas nacionais e internacionais, e ter um campo móvel onde pudéssemos colocar numa parte da cidade que fosse emblemática. Teríamos todas as vantagens.”

Rui Mesquita, membro da direção da UDO responsável pelo padel

A aposta no feminino e a aldeia que quer ser uma cidade
“Fiquei surpreendido. Estas meninas começaram no desporto escolar na Soares Basto e depois foram captadas aqui para o clube, já sabiam patinar, apenas foi preciso adaptar um pouco e começar a promover a técnica do hóquei. Temos uma menina que foi para a baliza há apenas dois meses e já todos dizem que parece um guarda-redes com grande experiência, são esta pequenas vitórias que nós temos, que nos fazem acreditar neste tipo de eventos. (…) Nós já temos os horários completamente cheios, provavelmente agora só se aumentarmos mais uma pista [é que temos espaço], já ouvi dizer que existe ideias por parte da câmara (…) Mantemos o nome de ‘Aldeia Azeméis CUP’, mas a pensar numa candidatura a cidade e é isso que eu desejo, fazer um evento nacional com estas modalidades.”

José Carvalho, representante das escolinhas de hóquei da UDO

Aumentar a competição para mais um dia 
“No que diz respeito ao basquetebol já falamos entre nós e a única forma de crescermos seria acrescentar mais um dia de competição e isso seria possível. Temos possibilidade de ter mais equipas sub-13. Tornarmo-nos ambiciosos, tal como o futebol, e ter cá equipas a pernoitar em Oliveira de Azeméis acaba também por promover o crescimento dos atletas, têm de se ajeitar e aprender a cuidar deles próprios e faz parte do crescimento dos atletas na formação. Todos devemos fazer um esforço para que todas as modalidades melhorem em algo numa próxima edição.”

Vitor Martins, coordenador do basquetebol de formação da UDO

10ª edição “será ainda mais entusiasmante e grandiosa”
“Esta direção tem nos habituado a um crescimento sustentável deste evento, começou apenas com uma modalidade e algumas equipas, agora já são cinco modalidades e centenas de equipas. De facto, a 10ª edição do próximo é uma data marcante e achamos que estamos num patamar muito bom, mas há sempre ideias para crescer. Não tenho dúvidas que depois de terminar o torneio vamos refletir e ver que ideias vão surgir, e certamente a 10ª edição será ainda mais entusiasmante e grandiosa.”

Nelson Pinho, coordenador do futebol de formação da UDO
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
MENTIRA DE DIA 01 DE ABRIL: O grupo Correio de Azeméis promove hoje videoconferência com candidatos por Aveiro
1/04/2025
Florbela Silva não será candidata a Macieira de Sarnes
1/04/2025
MENTIRA DE DIA 01 DE ABRIL: O grupo Correio de Azeméis promove hoje videoconferência com candidatos por Aveiro
1/04/2025
Ângelo Silva é candidato independente à Junta de Freguesia de Cesar
1/04/2025
Barómetro Económico do concelho de Oliveira de Azeméis
1/04/2025
ACMAP alerta para situação junto ao Parque Verde
1/04/2025
“É muito gratificante fazermos parte deste dia”
1/04/2025
Hotel Quinta Progresso destaca-se pela sua beleza
1/04/2025