Em
Correio de Azeméis

24 Mar 2025

“Uma câmara não tem que dar lucro”

Autárquicas 2025

Manuel Almeida, do Chega, é o primeiro candidato anunciado para a câmara municipal.

> Candidato pelo Chega considera que oposição no concelho "tem sido frouxa"

Manuel Almeida, presidente da Comissão Política Concelhia do Chega, foi o primeiro a apresentar a candidatura à Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, para as eleições autárquicas que acontecem este ano.
Nesse sentido, o candidato veio até aos estúdios da Azeméis TV/FM, falar sobre o estado atual do concelho e das ideias e projetos que o partido pretende apresentar para o futuro de Oliveira de Azeméis.

O “elefante branco”. “Eu considero o elefante branco [Mercado Municipal] aqui em Oliveira de Azeméis. O Mercado Municipal merecia outras condições, com áreas de restauração e sim, é uma mais-valia para a cidade. A parte do Centro Coordenador de Transportes, lá dentro, na parte inferior do edifício, não sei se é viável. Eu olho para o projeto, não me parece. Falo com motoristas profissionais que me dizem que é quase impossível os autocarros entrarem e saírem lá dentro. Veremos o que é que vai acontecer”

Freguesias que “são filhas e outras enteadas”. “Nós deveríamos olhar para todas as freguesias como se fôssemos uma só. E nós neste momento temos aqui algumas que se calhar são filhas e outras são enteadas. Culpa do executivo, culpa dos presidentes de junta, culpa da própria população também, porque não sabe puxar para eles. E aí tem que haver mais ação e tem que haver uma voz mais ativa. Nas assembleias de freguesia também. Todas as freguesias devem ser tratadas de forma igual”

O desaproveitamento dos fundos comunitários. “Os fundos comunitários em Oliveira de Azeméis têm sido muito mal aproveitados. Os outros [municípios] têm. Porquê? Porque apresentam candidaturas. Nós aqui temos deixado passar muitos ao lado”

“Uma câmara não tem que dar lucro”. “Uma câmara não tem que dar lucro. Tem que ter dinheiro para fazer as obras e tem que ser um círculo. Apoiar quando é preciso, investir quando é necessário. Agora, não faz muito sentido uma autarquia ter 50 milhões de euros e estar ali sempre a guardar para ter lucro. Não é uma instituição privada”

Oposição “tem sido frouxa”. “Aqui o que  temos visto nos últimos oito anos é um passeio do presidente da câmara e do restante executivo. Tem liderado baseado no quero, posso e mando e a oposição, infelizmente, principalmente neste último mandato, tem sido um bocadinho frouxa. Devia ser mais ativa, mais participativa”
Executivo “tem sido submisso”. “Uma boa parte das pessoas com quem temos falado estão descontentes com este executivo. Dizem-nos, e eu concordo plenamente, que este executivo é submisso à Associação dos Municípios das Terras de Santa Maria (AMTSM) e aos Municípios da Área Metropolitana do Porto (AMP). Temos os problemas das Etar’s, que são responsabilidade da AMTSM, mas estão cá no nosso concelho. Ou seja, para São João da Madeira, Vale de Cambra e Santa Maria da Feira é igual se os problemas das Etar’s são resolvidos. O executivo tem-se acobardado um bocadinho. Falando na AMP, o que nos dizem é que a AMP, na realidade, só funciona de Gaia para cima. Os concelhos a sul, estão praticamente esquecidos, ou melhor só se lembram quando precisam”

Oliveira de Azeméis “parou no tempo”. “Aquilo que os jovens pensam de Oliveira de Azeméis é que parou no tempo, já não é uma cidade moderna. Em Oliveira de Azeméis, sábado e domingo à noite, só tem um sítio ou dois, não tem mais nada. É preciso criar dinâmicas”

Quem é Manuel Almeida e o porquê da candidatura. “Tenho 48 anos e sou natural do concelho de Ovar. Vivo na freguesia de Cucujães há 10 anos e apresentei a candidatura com o apoio total da concelhia, da Direção Nacional do Partido e dos muitos militantes aqui de Oliveira de Azeméis. (…) [porquê da candidatura] É aquela velha máxima que algum dia temos que sair do sofá e fazer alguma coisa para a nossa terra. Como estou a viver em O.  Azeméis e considero a cidade que me acolheu, é a minha terra neste momento e é por ela que irei lutar”

A importância dos empresários. “Se os empresários não tiverem incentivos para investir em O.Azeméis, vamos ter aqui dois problemas. Ou os nossos cidadãos vão ter que trabalhar para concelhos vizinhos, ou então muitos deles vão ficar sem trabalho. Estamos a trabalhar no programa eleitoral e sim, alguns pontos serão direcionados, não para apoiar os empresários, mas para incentivá-los a investirem em casa”

 

>Vice-presidente da concelhia será ainda o candidato à U.F. de Oliveira de Azeméis
Vitorino Coelho (Chega) é um possível nome para o círculo de Aveiro

O Oliveirense Vitorino Coelho é um possível nome para estar na lista às eleições legislativas pelo círculo de Aveiro, em representação pelo Chega.
O Correio de Azeméis sabe que o vice-presidente da concelhia é uma possibilidade, estando neste momento ainda a serem feitas as listas.
Além de estar em cima da mesa para fazer parte da lista pelo círculo de Aveiro, Vitorino Coelho será ainda o candidato pelo partido à U.F. de Oliveira de Azeméis nas próximas eleições autárquicas. 
A confirmação foi dada pelo presidente da concelhia do Chega, Manuel Almeida.
 

 

 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Oliveirense vai decidir eliminatória em casa
28/03/2025
Mário Centeno esteve nas ‘Jornadas Pedagógicas’ da EBS de Fajões
28/03/2025
“A indústria dos plásticos está à frente na tomada de medidas favoráveis ao meio ambiente”
28/03/2025
“O problema não é o plástico, é a sociedade”
28/03/2025
“A política ainda é um meio muito masculinizado”
28/03/2025
‘Jornadas Pedagógicas’ sobre 'Literacia Financeira' decorrem hoje na EB e Secundária de Fajões
28/03/2025
Agenda desportiva para domingo, 30 de março
28/03/2025
Agenda desportiva para sábado, 29 de março
28/03/2025