7 Jan 2026
A cerimónia do hastear das bandeiras decorreu na câmara municipal e contou com a presença do executivo da câmara, assembleia e união de freguesias
>227º Aniversário de elevação de Oliveira de Azeméis a concelho
Oliveira de Azeméis comemorou, no dia 5 de janeiro de 2026, o seu 227º aniversário de elevação a concelho.
Joaquim Jorge, presidente da câmara, numa publicação da página de Facebook da câmara, salientou que esta “é uma data que não é apenas um marco histórico, mas um momento de afirmação da nossa identidade, da nossa memória coletiva e da força de um povo que soube, ao longo de mais de dois séculos, construir o seu próprio caminho”. Concluiu afirmando que “neste dia simbólico, deixo uma palavra de profundo reconhecimento a todos os oliveirenses. Pelo vosso trabalho, pela vossa dedicação e pela forma como elevam, todos os dias, o nome de Oliveira de Azeméis.”
Na parte da manhã, procedeu-se ao hastear das bandeiras, em frente à câmara municipal, cerimónia em que marcaram presença Joaquim Jorge, presidente da autarquia, Amaro Simões, presidente da assembleia, e Fátima Ferreira, presidente da união de freguesias. Da parte da tarde, na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, decorreu uma palestra sobre numerologia, ‘As vibrações que dão sentido à vida, em Oliveira de Azeméis’, onde foi possível descobrir o número do município. “O número do Município nesta prática de Pitágoras, é o 5, cuja energia está associada à expansão, liberdade e troca. É o número da mudança e do comércio, da adaptação e da curiosidade. Representa o elemento ar e a ponte entre mundos — perfeito para uma terra de rios e caminhos.”
As celebrações continuaram com a inauguração da exposição, “Fragmentos de Silêncio Quebrado”, Galeria Tomás Costa, e à noite, com a atuação das Trupes de Reis concelhias, com o concerto ‘Cantares de Esperança’, no TeMA – Teatro Municipal de Oliveira de Azeméis.