10 Jan 2024
Horários de Oliveira de Azeméis ainda não foram anunciados
Mais de um mês após o início da rede de transportes da Área Metropolitana do Porto, UNIR, continuam as falhas constantes relativamente a horários e itinerários desajustados. Os horários do lote cinco, onde está incluído o concelho de Oliveira de Azeméis, continuam sem ser anunciados, isto após terem sido retirados uns dias depois de ter arrancado por toda a área metropolitana.
Em declarações ao Correio de Azeméis, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge, afirmou que a troca do anterior modelo (Transdev e Tuaz) pelo atual, vai permitir um “controlo da qualidade da prestação do serviço, bem como da monitorização do mesmo” algo que “não acontecia anteriormente” e que, após esta fase de arranque irá permitir “uma rede de transportes mais eficaz e moderna”. Relativamente a custos, o presidente refere que a nova rede de transportes, “será gerida pela AMP, que assumirá todos os custos e os proveitos da rede, sendo que um eventual déficit da operação será suportado pelos Municípios e pelo Estado”.
Já sobre a falta de horários do Lote 5, onde está inserido o concelho de Oliveira de Azeméis, o edil afirmou apenas que “a Câmara Municipal tem insistido junto da AMP para que as alterações propostas sejam implementadas o mais rapidamente possível”.
Na última reunião de câmara, Joaquim Jorge referiu que no início do ano de 2024, um mês após o arranque da nova rede de transportes, faria um balanço daquilo foi o primeiro mês da UNIR. Questionado sobre esse assunto, referiu em declarações ao Correio de Azeméis, que “obviamente que não podemos falar de um arranque satisfatório da operação da Unir Mobilidade”, acrescentando que, gradualmente “os problemas existentes têm vindo a ser resolvidos e que com a estabilização da operação, a mudança de paradigma na gestão dos transportes metropolitanos seja avaliada positivamente pelos seus utilizadores”.