26 Feb 2024
Oliveirense Carla Costa referiu que câmara municipal não assume responsabilidade.
> Quase três meses depois horários continuam sem ser apresentados
Apesar de ter arrancado no dia 01 de dezembro, quase três meses depois, a rede de transportes UNIR continua a ser um problema para a população oliveirense.
Com os horários ainda por lançar no lote 5, lote onde está inserido o concelho de Oliveira de Azeméis, é possível verificar que os horários que estão a ser realizados, não vão de encontro às necessidades da população.
Uma dessas pessoas que foi penalizada com esta mudança de rotina implementada a partir do dia 01 de dezembro foi Carla Costa. A habitante de Pindelo, passou a ter de fazer pelo menos mais cinco deslocações todas as semanas para conseguir levar os filhos para a escola e para as atividades extra-curriculares.
Em declarações ao Correio de Azeméis, Carla Costa referiu que “o meu filho à segunda, terça e quinta, saía da Ferreira de Castro às 17h35 e tinha logo autocarro. Chegava a casa antes das 18h. Agora só tem autocarro que chega às 18h50. E tem de estar esse tempo todo à espera na paragem do autocarro”. Para além disso, a pindelense refere que o filho “vai à Academia de Música duas vezes por semana e ia no autocarro das 15h40, que passava em Pindelo. Agora não existe. Tenho que lá ir levá-lo e depois ir buscá-lo às 20h, quando antes não ia lá.”
Carla Costa prosseguiu referindo que já fez reclamação à câmara municipal, mas que a resposta obtida é de que “não têm responsabilidade, mas que estão a fazer tudo para ajustar”.
Com o arranque desta nova rede de transportes a não coincidir com o arranque do ano letivo, Carla Costa afirmou que “nós tínhamos os horários das atividades ajustados aos horários dos autocarros, ajustamos um horário no principio do ano letivo. Chega a dezembro levamos com um horário todo de pernas para o ar. Não houve aviso sequer.”
No site da rede de transportes UNIR é possível verificar que o aviso que dizia que os horários do lote 5 iriam estar brevemente disponível foi retirado na semana passada. No entanto, até ao fecho desta edição não foram divulgados os horários.