13 Oct 2024
Festival de teatro da associação acontece no próximo mês, no Auditório Diamantino Melo (Carregosa)
A URATE apresentou o cartaz do Festola 24, uma iniciativa que vai trazer mais uma vez cultura até Carregosa.
Nos fins-de-semana de novembro haverá espetáculos de teatro (2, 9, 16, 23 e 30) e ainda duas leituras encenadas (8 e 29).
Joana Afonso, secretária da URATE, em declarações à Azeméis TV/FM explicou que o Festola, que se realiza há 21 anos, “é um festival de teatro que tem sido sempre marcado pela inovação, pela procura de tornar a cultura mais acessível, mais democrática e é por isso que trabalhamos ano após ano”. A secretária referiu ainda que “o ano passado e pelo facto de uma equipa mais jovem ter assumido o festival, apostámos em tentar fazer diferente, principalmente no que toca à nossa imagem gráfica, mas também às escolhas dos espetáculos que trazemos e este ano é um ano de consolidação”.
Questionada sobre a importância de trazer cultura novamente até Carregosa, Joana destacou que “é importante de um ponto de vista não só de lazer, de entretenimento, mas também de educação, percebemos que a cultura e o teatro podem ser grandes fontes de educação e de conhecimento e percebemos que o povo carregosense é um povo que já está educado para a cultura”.
Lara Santos, vice-presidente da URATE, concordou com a importância de trazer cultura até à freguesia, destacando que “como artista é importante levar a cultura às vilas, porque nem sempre é dinamizado da melhor forma e acho que a URATE tem um papel muito importante nesse sentido, de promover a cultura a todas as pessoas”, referiu à Azeméis TV/FM.
Os interessados podem fazer a reserva dos bilhetes através do número: 915 801 986.
Espetáculos:
2 de novembro - “Morangos com Sal” pelo grupo Cartolinices da Urate
9 de novembro - “Os Porcos” do Atlético Clube da Sismaria
16 de novembro - “À Sombra das Ondas” pelo grupo Cartolões da Urate
23 de novembro - “Zanni! Mort’i Fame”, uma co-produção com o Grémio Operário de Coimbra
30 de novembro - “J elevado a dois” pelo Teatro Amador de Pombal
Leituras encenadas:
8 de Novembro - Dinamizada por Pedro Lamas
29 de Novembro - Com Hugo Inácio