15 Oct 2025
A iniciativa Vadia Solidária teve ponto de partida e chegada nas instalações da Cerveja vadia, em Ossela
Ossela> Evento juntou 150 participantes
A edição deste ano da prova Vadia Solidária, organizada pela AZTrail, foi a favor da ResGato, associação de proteção animal sedeada no concelho de Oliveira de Azeméis, que esteve até há bem pouco tempo em risco de encerrar portas. Segundo dados da organização, este ano participaram perto de 150 atletas, oriundos de vários pontes do Norte do país. Toda a receita recolhida com as inscrições bem como o valor angariado com a venda de produtos revertem a favor de ResGato, e no final da prova havia a certeza que o cheque a ser entregue em breve será, no mínimo, de 1500 euros.
“Todos os anos no evento Vadia Solidária escolhemos uma associação para apoiar. E este ano consideramos ajudar a Associação ResGato. É sempre importante ajudar quem precisa. Sabemos que é uma gota no Oceano, mas, para estas associações, qualquer ajuda é sempre bem-vinda. Este ano consideramos que conseguimos angariar pelo menos 1500 euros”, diz ao Correio de Azeméis, Humberto Silva, membro da equipa organizadora da AzTrail.
O evento teve duas vertentes: a caminhada de nove quilómetros que passou pela Igreja Matriz de Ossela, capela Senhora da Fonte, rio caima, praia pedregulhal, Igreja Mártir de São Sebastião, e Vale de Ossela; e o trail de 15 quilómetros com passagens pela Pedreira da Forcada, Passadiços de Pindelo, Bosque Encantado Pindelo, Cascata do Outeiro. Pedra Má, Rio Antuã e Miradouro 7 Cidades.
No final do evento a Associação ResGato desdobrava-se em agradecimentos à organização por este evento. “A inciciativa foi acima das nossas expectativas, e isso nos deixa-nos bastante felizes. Acreditamos que quem veio participar foi para nos ajudara, e tivemos a informação que houve gente que se inscreveu, sem possibilidade para participar, só para doar contribuir para a nossa associção”, afirma Dúnia, da Associação Resgato,
A mesma voluntária acrescenta que este valor angariado é uma “bola de oxigénio” para a associação, e também avança que neste momento não há risco da associação encerrar portas. A dívida de “um grande valor” aos veterinários pelo tratamento de animais foi liquidada através de uma plataforma de angariação de fundos online.
A iniciativa foi dividade em duas vertentes: caminhada de nove