Vai nascer um espaço do cidadão em Nog. do Cravo

Nogueira do Cravo Destaques

Edifício da junta de freguesia em total requalificação

O edifício da Junta de Freguesia de Nogueira do Cravo começou a ser requalificado no início deste ano, com previsão de estar pronto no final de junho, início do mês de julho. Com estas obras vão nascer novas valências naquele espaço, sendo o espaço do cidadão uma delas, onde os nogueirenses poderão ter disponíveis serviços como renovação da carta de condução. Além disto, as associações ali alocadas verão muitos dos seus problemas resolvidos, como infiltrações de águas pluviais.

“Estas obras surgiram na sequência de umas infiltrações de grande dimensão, tendo atingido o seu expoente máximo em novembro 2022”, começou por contar ao Correio de Azeméis, Gaspar Almeida, presidente da União de Freguesias Nogueira do Cravo e Pindelo.
Com o valor da obra totalizado em 125 mil euros, “existindo ainda alguns trabalhos extra que ainda não estão quantificados”, a câmara municipal apoia com uma verba de 112 mil euros, prosseguiu Gaspar Almeida. 
Posto isto, esta obra era importante para a freguesia, porque este é “um edifício agregador da vida da freguesia. É aqui que funciona a secretaria de sede da junta, são os correios, estão aqui várias associações e ainda é aqui que se realizam as reuniões e assembleias de freguesia”, sendo que estas últimas têm decorrido apenas em Pindelo devido às obras, mas, irão voltar à freguesia de Nogueira do Cravo, sendo realizadas na Casa das Associações até as obras estarem finalizadas. 
Assim, com estas obras vai ser criado ainda um espaço para possíveis formações e palestras, ao serviço da comunidade. O salão nobre, já existente, será também totalmente renovado e terá igualmente utilização polivalente nas diferentes atividades geradas pela freguesia. É ainda intenção do executivo, posteriormente, renovar o espaço exterior contíguo ao edifício em obras.

O novo espaço do cidadão
“Este é um espaço muito importante criar pelos serviços que vamos passar a disponibilizar à população. As pessoas vão poder passar a renovar aqui vários documentos, como a carta de condução e o cartão de cidadão. Mas, vai ter muitos mais serviços que as pessoas necessitam e deixam de ter de se deslocar tão longe para o fazer”, explicou Gaspar Almeida, em declarações ao Correio de Azeméis.

“Aquilo que estamos a assistir é o renascer deste espaço. Vai ficar modernizado e preparado, não só para as respostas públicas que nós precisamos ao nível de uma junta de freguesia, mas também teremos um conjunto de outros espaços que podem ser espaços multifuncionais ao serviço da comunidade e até na possibilidade de albergar algum tipo de associação, que neste momento não tenha sede. Estamos assim a falar de uma intervenção profunda de um edifício que a reclamava há muito tempo.”

Joaquim Jorge, presidente da câmara municipal   
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









PUB
Últimas Notícias
Começou hoje a VII Conferência Internacional de Investigação em Saúde
3/04/2025
“É um privilégio médicos de hospitais centrais reconhecerem-nos como um bom centro de formação na área da geriatria”
3/04/2025
Centro de Negócios inaugura a 9 de maio a primeira incubadora europeia de inovação e bem-estar laboral
3/04/2025
Comissão Política do Partido Socialista oliveirense justifica recusa de integração nas listas às legislativas
3/04/2025
Trabalhar Para Mudar (BE)
3/04/2025
Não privilegiar privilegiados (CDU)
3/04/2025
Politicamente (in)correto  (CHEGA)
3/04/2025
Pensar o futuro (CDS)
3/04/2025