23 Oct 2024
Autarquia vai avançar com o procedimento concursal para a construção de redes de água e saneamento nas freguesias de Carregosa e Pindelo
Estando previsto investir cerca de 10 milhões de euros no próximo ano em redes de água e saneamento, a autarquia vai iniciar o procedimento concursal, previsivelmente no primeiro trimestre de 2025, e candidatar-se a um aviso de financiamento, para dotar as freguesias de Carregosa e Pindelo com as redes de água e saneamento. Um investimento de mais de nove milhões de euros, onde já tem incluído a construção de uma ETAR que vai ser construída “previsivelmente na freguesia de Pindelo”, revelou o presidente da autarquia, Joaquim Jorge.
O autarca destacou que com este investimento “daremos um passo significativo no aumento da cobertura de rede de água e saneamento no nosso concelho e sobretudo acudiremos a freguesias que têm baixíssimas taxas de cobertura”, referiu. Em termos de percentagem, no final da intervenção nas duas freguesias, tanto Pindelo como Carregosa ficaram com uma taxa de cobertura entre os 80/90% de rede de saneamento.
Em relação à nova ETAR, estimada no valor de 1.75 milhões de euros, vai passar a recolher as águas residuais das freguesias de Pindelo, Carregosa e parte de Fajões. Joaquim Jorge revelou também que já existe previsão do local onde se vai realizar a construção da nova infraestrutura de tratamento de águas residuais, que será perto da Rua do Assentadinho, junto ao rio entre Pindelo e Pinhão, no entanto, a câmara ainda irá negociar os terrenos.
Posto isto, o concelho de Oliveira de Azeméis passará a ter cinco ETAR’s: Salgueiro, Ossela, Pinheiro da Bemposta, Ul e futuramente Pindelo.
ETAR de Pinheiro da Bemposta será inaugurada na próxima segunda-feira
A mais recente ETAR no concelho, localizada na freguesia de Pinheiro da Bemposta, será inaugurada na próxima segunda-feira, dia 28 de outubro, e Emídio Sousa, Secretário de Estado do Ambiente estará presente.
Este foi um investimento de 930 mil euros e a obra foi financiada pelo programa POSEUR. Após entrada em funcionamento permitirá servir parte da população do Pinheiro da Bemposta que verá a sua taxa de cobertura atual de 2,2% aumentar para 72,9%.