Vamos votar, conhecemos cada rosto

Bilhete Postal

> Eduardo Costa

Abstenção. Esse barómetro da democracia. Segundos os especialistas, quem não vota normalmente não se revê em nenhum candidato. Ou está desacreditado dos políticos. Aquela sensação de que “são todos iguais”. Uma conclusão perigosa para a democracia.

Há uma certa unanimidade de que as eleições autárquicas são aquelas onde o eleitor está mais motivado a votar. Conhece bem os rostos dos candidatos. Estes são quem acham que melhor podem resolver o buraco da sua rua. 

As ‘autárquicas’ nem sempre foram das eleições mais participadas. Passaram a sê-lo a partir de 2017. Nesse ano a taxa de abstenção caiu, em contraciclo com o que aconteceu nos últimos anos nas outras eleições.

Vamos espreitar a evolução das abstenções. 

Segunda o Fundação Francisco Manuel dos Santos, é nas eleições autárquicas que a participação eleitoral se tem mantido mais estável. Após ter atingido os 47,4% em 2013, a taxa de abstenção das eleições autárquicas caiu para 45% em 2017. Estes dados “fazem das autárquicas, neste momento, as eleições que mais mobilizam os portugueses”.

Autárquicas, próximo dia 12. Vamos escolher os rostos que conhecemos à nossa porta. Os nossos vizinhos. De certeza que não achamos que estes “são todos iguais”. De certeza que a maioria está empenhado em conhecer as suas ideias, os seus projetos para coisas que vão afetar a vida da sua comunidade. Vamos votar! 
 
(Esta crónica é publicada por cerca de 50 jornais)


Eduardo Costa, jornalista, presidente da Ass. Nac. da Imprensa Regional

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Barómetro Económico do Concelho de Oliveira de Azeméis
8/10/2025
O III Capítulo da CASAZ
8/10/2025
AECA debateu tendências globais e novos mercados industriais
8/10/2025
O São Pedro pregou uma partida, mas a tradição manteve-se
8/10/2025
Pesada derrota
8/10/2025
Empate justo perto do fim
8/10/2025
Velhas glórias recordaram o título de campeões
8/10/2025
Espetáculo da Villa Cesari encantou o público
8/10/2025