Em
Correio de Azeméis

8 Jan 2026

Vasco Nuno, José Ribas e Arca

Opinião

Vasco Nuno e José Ribas já partiram para outra dimensão há alguns anos.

A UDO (União Desportiva Oliveirense), clube e Secção de Basquetebol, promoveram uma justíssima homenagem aqueles dois jogadores de basquetebol.
Sob o lema “Pessoas que inspiram, que representam gerações”, a emocionante cerimónia decorreu no intervalo do jogo UDO Basquetebol-Queluz disputado no passado dia 20 de Dezembro, no Pavilhão Dr. Salvador Machado.
Poderá ter causado alguma estranheza ou curiosidade para muitos oliveirenses presentes no evento ter surgido, a par da iniciativa da UDO, a ARCA (Associação Recreativa e Cultural de Azeméis).
Embora formalmente extinta há muitos anos - há mais de 30 - o seu espírito perdura em muitos e muitos oliveirenses que passaram pelas fileiras daquela associação e, no caso, os que foram jogadores de basquetebol, dirigentes e técnicos ou empenhados adeptos.
A ARCA em meados dos anos setenta e início dos anos oitenta, sem dispor de um metro quadrado de terreno, foi o porto de abrigo para centenas jovens (e alguns já menos jovens também) que tinham (e continuam a ter) paixão pela ‘bola-ao-cesto’. Pura carolice e muita dedicação de todos.
Que têm a ver o Vasco Nuno e o José Ribas com a ARCA? Interrogar-se-ão os leitores.
Pois bem: uma das vertentes mais salientes do basquetebol na ARCA foi a dedicação aos mais jovens na iniciação ao basquetebol, sem esquecer o pioneirismo (ou ousadia, diremos mesmo) na constituição de equipas femininas.
É nesse contexto de foco da iniciação à modalidade junto das crianças e jovenzinhos que o Vasco e o Ribas deram os primeiros passos através da ARCA, prosseguindo desde então o seu apego e reconhecida dedicação ao basquetebol.
Com a extinção da ARCA ficou um vazio, uma orfandade, no que ao basquetebol dizia respeito. Tempos passados e um punhado de apaixonados pelo basquetebol que integraram aquela associação (antigos jogadores, dirigentes, técnicos, adeptos da modalidade) formularam a proposta da criação da secção de basquetebol na UDO. Melhor dizendo, propuseram a refundação da secção pois em meados do século XX a União teve a sua equipa de basquetebol que não perdurou ao tempo (o recinto situava-se num espaço contíguo ao campo de futebol no “Carlos Osório”).
A secção de basquetebol da UDO teve provimento e perdura ainda nos dias de hoje.
Revisitando a linha do tempo já ido constata-se que da ARCA transitaram para a UDO muitos jogadores (alguns evoluíram para outras funções no clube), dirigentes, técnicos, apoio logístico. 
Poder-se-á dizer que é evidente a ligação umbilical da ARCA à UDO donde ter sido natural a iniciativa dos agora menos jovens da ARCA (muitos dos quais estiveram presentes nas bancadas do pavilhão aquando da homenagem) em se associarem ao preito de reconhecimento e que, salientamos, foi acolhida de pronto pelos dirigentes da UDO e da sua secção de basquetebol.
Finalizamos como iniciámos estas linhas: justíssima homenagem ao Vasco Nuno e ao José Ribas que, por sua vez, foram/são os porta-estandarte, lídimos representantes, de todos quanto de dedicaram e dedicam ao basquetebol em Oliveira de Azeméis.


27 de Dezembro de 2025
João Leite e Carlos Cunha

 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
A vitória ficou em casa
10/01/2026
Concurso de Presépios > Representação da Natividade adaptada aos materiais modernos vinga na edição de 2025
10/01/2026
Concurso de Presépios > Representação da Natividade adaptada aos materiais modernos vinga na edição de 2025
10/01/2026
Campo do Carregosense nasceu antes do clube se formar
9/01/2026
Sarau Cultural em Cucujães
9/01/2026
Sonho realizado após 25 de Abril de 1974
9/01/2026
Canoco de Ul a caminho da Europa: Processo de Indicação Geográfica Protegida avança
9/01/2026
Miguel Paiva apontado à liderança da ULS de São José em 2026
9/01/2026