9 Oct 2024
Tutores saíram da aula com mais informação de como se devem relacionar com o seu amigo de quatro patas.
A clínica Vet + Saúde promoveu, no passado dia 29 de setembro, uma aula canina aberta a toda a comunidade, no antigo parque de campismo da La Salette, que contou com a participação do treinador Hugo Roby e a Associação Patinhas e Patudos.
Com cerca de 20 inscritos, a manhã foi bastante produtiva, com os tutores a saírem da aula com mais informação de como se devem relacionar com o seu amigo de quatro patas.
Luís Gaspar, diretor clínico da Vet + Saúde, em declarações à Azeméis TV/FM explicou que esta ideia “surge no seguimento daquilo que é a nossa prática clínica, aquilo que nós nos apercebemos no dia-a-dia com os nossos clientes e com os tutores de animais. Há uma grande dificuldade em os tutores chegarem à informação e à informação correta. Ou seja, muitas vezes não tem a ver só com a educação, o tempo que os tutores têm para com os animais, mas sim com a informação correta. Notamos que há uma grande dificuldade nos tutores em saber educar os seus animais, em ter o seu comportamento adequado e principalmente na socialização dos cães com outros cães e também com outras pessoas”.
Naquela que foi a primeira vez que a clínica Vet + Saúde promoveu esta iniciativa, o diretor clínico referiu à Azeméis TV/FM que “isto ainda é uma fase muito embrionária. É tudo muito abordado de uma forma superficial ainda, mas acho que lançamos aqui as bases para que depois possamos, conforme também a adesão do público e da sociedade em si, chegar ao máximo de pessoas para poder passar esta mensagem. A nossa intenção é promover mais eventos deste género, com diferentes temas, com diferentes módulos, para depois abordar outros temas”.
O diretor clínico sentia-se realizado com a forte adesão nesta primeira edição da iniciativa, referindo à Azeméis TV/FM que “ver as pessoas aqui dá-nos a sensação de recompensa, de ver que o nosso trabalho foi bem feito e espero que seja para continuar”.
Saber comunicar com o animal é fundamental
Esta primeira aula canina foi lecionada pelo treinador Hugo Roby. Luís Gaspar, diretor clínico da Vet + Saúde, em declarações à Azeméis TV/FM explicou que a escolha pelo Hugo se deveu a “uma formação que tive com um professor meu que estava muito dedicado à parte do comportamento animal, que me foi então recomendado na altura e tenho para mim e com quem contactei na altura que realmente o Hugo será aqui na nossa zona norte eventualmente, ou até ao Grande Porto, a grande referência em termos de comportamento e em termos de treino. E que se eu pretendo promover realmente a excelência dos meus serviços na clínica, achei que o Hugo seria a opção mais indicada e mais viável”.
O treinador em declarações à Azeméis TV/FM explicou que esta aula serve para “dar um bocadinho de conhecimento às pessoas de como é que os cães aprendem, como é que eles comunicam connosco, de que forma é que nós devemos tentar interagir de cão com cão e mesmo de pessoa com cão. E dar algumas dicas para o dia-a-dia e para facilitar a vida dos tutores e também dos cães”.
Questionado que conselho daria aos tutores, Hugo Roby referiu que o melhor conselho que pode dar é “viver realmente com ele [animal], dedicar-se a ele, passar tempo com ele, isso é fundamental. E claro, depois também saber comunicar com ele ajuda. Se calhar pedir ajuda a um profissional que tenha algum crédito, que trabalha de uma forma positiva, que olhe para o bem-estar animal, acho que é importantíssimo isso”.
Parceria com a Patinhas e Patudos
Este evento, para além da parte informativa, teve também caracter solidário, com a Associação Patinhas e Patudos a estar presente para quem quisesse fazer donativos.
“A parte da associação é dar aqui um carácter solidário ao evento. Nós ajudamos a Patinhas e Patudos desde a sua fundação. Dentro daquilo que é as nossas possibilidades, nós tentamos sempre ajudar a associação e temos muito boas relações. Então surgiu aqui a ideia de poder também promover a parte solidária do evento, ajudando um pouco a associação. Percebemos o quanto falta faz as rações, os bens, como mantas, comedouros, transportadoras, camas, e percebemos isso, então tentamos também ajudar e fazer a parte solidária”, referiu Luís Gaspar, diretor clínico da Vet + Saúde.
Já Ana Bastos, vice-presidente da Associação Patinhas e Patudos, referiu à Azeméis TV/FM que “a Clínica Vet + Saúde é nossa parceira desde o início da associação”. No que diz respeito à iniciativa, a vice-presidente considera “excelente. Acho que devia haver com mais frequência, porque cada vez mais as pessoas querem ter os seus animais bem cuidados, ensinados e, portanto, acho que isto faz mesmo falta aqui na Oliveira”.