Victor Santos é o novo presidente do Conselho de Administração da Proleite

Destaques Empresas e Empresários Concelho

Manuel dos Santos Gomes sai da liderança da cooperativa ao fim de 35 anos

O comendador Manuel dos Santos Gomes deixou o comando da Proleite ao fim de 35 anos, com Victor Santos a assumir a presidência do Conselho de Administração da cooperativa. A assembleia eleitoral decorreu no passado dia 31 de maio.

Com uma única lista a sufrágio, a mesma obteve 23 votos a favor e três votos em branco, de um total de 26 delegados votantes. Assim, para o próximo quadriénio (2024/2027) os destinos serão guiados por Victor Santos, que já transitou dos últimos dois mandatos, como administrador do conselho. Quem também faz parte é Miguel Ferreira dos Santos Gomes, filho do presidente cessante, o comendador Manuel dos Santos Gomes. 

No seu discurso de despedida, Manuel dos Santos Gomes, começou por referir que ao longo dos seus 35 anos houveram “momentos de tudo. De alegria, tristeza, algum prazer que me dava também a minha vida pública e tudo aquilo que fiz, fi-lo com carácter, sempre focado numa única empresa, a Proleite. Por isso não é fácil, em poucas palavras, fazer uma retrospetiva de 35 anos.”

“Dos 60 anos de atividade efetiva que a Proleite comemora este ano, 35, para o bem e para o mal, foram presididos por mim. Com certeza que seria sempre possível fazer muito melhor, pensais todos vós. Não serei eu a fazer o balanço deste tempo. Essa é uma responsabilidade que compete em primeira linha aos associados, que em momentos sucessivos confiaram em mim e em segundo lugar, a todos os colaboradores que me ajudaram a chegar ao presente, presente que, me orgulho de ser, uma organização consolidada com uma situação financeira confortável”, prosseguiu, no entanto, apesar de sentir que cumpriu a sua missão dentro da cooperativa, o presidente cessante admitiu sentir “alguma preocupação sobre o futuro”.
No meio de alguma emoção o mesmo confessou ainda que guarda no seu “coração, o carinho, a amizade de todos os colaboradores, passados e atuais, que me trataram ao longo deste tão longo percurso.”

Manuel dos Santos Gomes entrou para a Proleite a 29 de abril de 1989 como vogal, depois disso seguiu-se um longo percurso de 35 anos. Pelo meio, em 2012, foi agraciado pelo Presidente da República da época, Cavaco Silva, com o Grau de Comendador da Ordem de Mérito Empresarial na Classe de Mérito Agrícola. Mais recentemente, em novembro de 2022, a então Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu de Oliveira Antunes, entregou a Medalha de Honra da Agricultura e Alimentação ao comendador.

 

Orgão sociais 24/27

Assembleia Geral

Presidente: Hermínio Fernandes Martinho
Vice-Presidente: Domingos Rocha e Pinho
Secretário: Gerardus Mathias Roothans

Conselho de Administração

Presidente: José Victor de Abreu Freire dos Santos
Administrador: Adalberto Póvoa
Administrador: Miguel Ferreira Santos Gomes

Conselho Fiscal

Presidente: Mário Reis Oliveira
Vogal: Marta Tavares Rodrigues
Vogal: Manuel Augusto Gomes da Cruz

 

Manuel dos Santos Gomes já tinha admitido a possível saída à Azeméis TV/FM 

Em julho do ano passado, em entrevista à Azeméis TV/FM, no programa 'ADN Oliveirense', Manuel dos Santos Gomes, já tinha admitido a possível saída do cargo de presidente do Conselho de Administração da Proleite, após o fim do mandato.

“Ainda me falta fazer muita coisa, eu tomei a decisão de não continuar mais com os cargos que vão acabando. Mas, fiquei preocupado porque já tive algumas pessoas no meu gabinete a chorar, que eu tinha de ter mais um mandato e aquilo tocou-me profundamente cá dentro. (…) Bem, eu disse que ia falar com a minha família e depois é que dou uma resposta, mas acho que está na altura de eu sair. Sou um individuo que não tem amigos na terra (Fajões), eu já não conheço esta nova geração e tenho vergonha disso. A educação aos meus filhos foi dada praticamente toda pela minha mulher. Eu acho que já dei o meu contributo para a sociedade, não faço isto por causa do dinheiro, quero é saber da minha família e da minha saúde.”

Comendador Manuel dos Santos Gomes, em declarações à Azeméis TV/FM a julho de 2023
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Fátima Lopes: " A leitura é dos melhores alimentos para a alma"
20/06/2024
Tiago Ferreira arrancou de Oliveira de Azeméis para obter recorde mundial
20/06/2024
Tomada de posse da nova Comissão Política Concelhia do PSD no próximo dia 28 de junho
20/06/2024
Marchas Populares de volta à Escravilheira
20/06/2024
Mulher ferida em colisão entre dois carros
19/06/2024
Escola Livre de Azeméis acolhe pela 1ª vez Campeonato Feminino Sub-19
19/06/2024
Oliveirense volta a estar na luta pelos títulos nacionais
19/06/2024
Arraial de S. Roque começa a ser tradição
19/06/2024