5 Nov 2025
O Padre Manuel Pires Bastos faleceu em 2020. Foi responsável editorial do Correio de Azeméis
No próximo dia 15 de novembro, pelas 21 horas, o Grupo Musical Macinhatense irá realizar a Tertúlia "Vida e obra do Padre Manuel Pires Bastos", na Sede do GMM. Esta tertúlia é promovida pelo Centro de Estudos Padre Bastos.
O Padre Manuel Pires Bastos ficou conhecido como um dos maiores conhecedores da nossa história local e regional, autor de diversos livros e muitos artigos em jornais e revistas da região. Escrevia poesia e tinha uma paixão especial pela música e pelo teatro.
Nasceu em Loureiro, Oliveira de Azeméis, em 7 de maio de 1935, tendo falecido em novembro de 2020. Estudou nos Seminários de Trancoso (Vila Nova de Gaia), Vilar e Sé, da cidade do Porto, em cuja Catedral foi ordenado sacerdote em 3 de agosto de 1958, celebrando Missa Nova em Loureiro no dia 15 seguinte.
Foi nomeado, sucessivamente, coadjutor da Paróquia de Santo Tirso (1958), Assistente Diocesano Adjunto da JOC (1960), Pároco de Macinhata da Seixa (1961) e Pároco de Ovar (1975), tendo sido membro da Comissão de Música Sacra da Diocese do Porto, Professor de Religião e Moral na Escola Comercial e Industrial de Oliveira de Azeméis e no Liceu de Ovar, e Assistente Religioso em vários movimentos da Igreja.
Licenciado em História e Jornalista Equiparado, tem colaborado em jornais regionais, tal como no extinto diário católico “Novidades”, sendo desde 1976, o responsável do quinzenário paroquial “João Semana”, que completou 100 anos em 2014, do qual passou a Diretor em 2000.
Depois de muitos anos de investigação e recolha de informação, o Livro editado o ano passado sobre a Banda de Música de Loureiro, foi um dos seus últimos livros escritos.