8 May 2024
No passado dia 27 de abril
No âmbito do primeiro festival de teatro organizado pela Associação de Cultura e Desporto de Cesar – Villa Cesari, que decorreu desde o início de abril até ao dia 27 do mesmo mês, o renascimento do teatro da Villa Cesari, mostrou grande vitalidade e qualidade. Um dia para lembrar e recordar com alegria e satisfação de todos os que marcaram presença no auditório P. Joaquim Cavadas em Cesar.
Antigos talentos e jovens talentosos
A peça levada a cena pelo Teatro Villa Cesari “O doente imaginário de Molière (1673)” (agora renascido) com o vigor dos jovens e com a experiência do mais velhos, superou todas as expetativas. A casa cheia, no passado dia 27 de abril, foi um sinal positivo que muito granjeou os atores e a Associação Villa Cesari. A peça humorística depressa contagiou os presentes para a boa disposição e interação com os atores. Ver caras novas e jovens e caras conhecidas de experiências teatrais em Cesar do passado foi, na verdade, um hino de gratidão para com todos os que outrora e agora nesta hora do tempo elevam a cultura para um patamar de grande qualidade.
Atores e público unidos
No final da peça a satisfação do dever cumprido por parte dos atores e a alegria dos presentes em terem vivenciado momentos de grande deleite e prazer teve como ponto alto toda a plateia, de pé, a aplaudir efusivamente o que tinham acabado de assistir. Foi bom, foi bonito e saudavelmente agradável (re)viver o palco do teatro – neste caso, o palco e sala cheio da Casa do Cruzeiro, local onde há anos atrás a Villa Cesari já havia realizado récitas e peças teatrais com outros protagonistas, mas sempre de grande nível.
Aos atuais atores e responsáveis um bem-haja pela dedicação e empenho, mas acima de tudo pela integração intergeracional que o grupo contempla. Engrandecida não só a cultura em Cesar, mas também a do concelho de Oliveira de Azeméis.
Carlos Costa Gomes