Visão de futuro
Opinião
No início do mês ocorreu o arranque do ano letivo do Ensino Superior no país e, como habitualmente, muitos jovens oliveirenses partiram para outra cidade e iniciaram um dos desafios mais bonitos e marcantes das suas vidas como é o percurso académico superior.
Num concelho como Oliveira de Azeméis, onde a formação superior da população é muito inferior à média nacional, é particularmente importante estimular as novas gerações a prosseguir os estudos dando-lhes condições e oportunidades para tomarem essa decisão. O sistema educacional é o maior mecanismo de elevação social e nenhum jovem deve deixar de poder estudar por questões económicas.
A propina no primeiro ciclo de estudos do ensino superior tem diminuído gradualmente e essa é uma excelente notícia. No entanto, os custos associados à frequência universitária são diversos e dispendiosos, nomeadamente os custos de transporte e alojamento.
A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis decidiu iniciar caminho nesta área e encontra-se a trabalhar num regulamento para a atribuição de Bolsas de Estudo aos alunos do ensino superior do concelho, concretizando assim uma luta importante da Juventude Socialista de Oliveira de Azeméis.
Por último, não esquecemos os estudantes que optam por fazer a sua formação superior em Oliveira de Azeméis que necessitam de uma cidade dinâmica e que possua um conjunto de serviços à sua disposição. Os fortes investimentos no centro da cidade, a candidatura da Casa do Comandante ao FNRE para a construção de uma residência universitária, a reformulação das linhas do TUAZ com a introdução de uma paragem na Escola Superior de Saúde e o andante para usufruto concelhio são avanços importantes. No entanto, a Juventude Socialista não deixa de reivindicar e salientar a importância da construção duma Casa da Juventude.
João Costa, Presidente
da Juventude
Socialista de
Oliveira de Azeméis
Partilhar nas redes sociais