Visão de futuro
Opinião
Num tempo em que a desinformação e a manipulação da informação dificultam o debate público, devemos fazer tudo para facilitar discussões saudáveis e transparentes. A qualidade da nossa democracia depende deste esforço.
E neste tempo estranho, este esforço é muito necessário porque facilita o equilíbrio entre os direitos dos cidadãos e as exigências que a saúde pública nos impõe. Entre o direito à educação e a necessidade de proteção das crianças. Entre o direito à família e a necessidade de confinamento nos lares. Entre o direito de reunião e a necessidade de limitar ajuntamentos. Entre o direito ao trabalho e a necessidade de fechar serviços. Entre o direito ao lazer e a necessidade de mantermos distanciamento social.
Este difícil equilíbrio é tão mais facilitado quanto mais transparente for a informação que prestamos. Falar com verdade é ainda mais fundamental neste momento e, por isso, o Partido Socialista lançou o ‘Polígrafo de OaZ’, uma ferramenta que procura confirmar a veracidade das informações.
Podemos discordar uns dos outros, mas não podemos nunca mentir, enganar ou desinformar. Factos são factos e é sobre eles que cada interveniente deve construir as alternativas que propõe para a sociedade e para um debate público esclarecedor. Porque discordar ou contrapor, por mais acaloradamente que o possamos fazer, não pode nunca suportar-se em informação errada ou maldosa. Dou um exemplo.
Há algumas pessoas, felizmente poucas, que acham que algumas autarquias ou o governo escondem números e informação sobre a Covid-19. E que o fazem deliberadamente e com intuito político. Será verdade? Se o fosse seria criminoso e injustificável. E lançar o boato ou insistir nessa ideia? Não será também? Acompanhe o Polígrafo que lançámos e que irá confirmar este e outro tipo de informações. Um ‘Polígrafo de OaZ’. A verdade com todas as letras.
Bruno Aragão, Presidente da Comissão Política Concelhia do PS
Partilhar nas redes sociais