Visão de futuro
Opinião
O concelho de Oliveira de Azeméis é um dos maiores contribuintes líquidos para a economia nacional, situando-se nos lugares cimeiros relativamente ao indicador da exportação, contribuindo assim positivamente para a nossa balança comercial.
O tecido empresarial do concelho é composto por mais de 7.500 empresas, pequenos comércios e empresários a título individual. O clima empresarial é excecional e nasceu graças aos abnegados empresários que decidiram investir na sua terra natal mesmo quando a Câmara Municipal não lhes proporcionava nenhumas condições para o fazerem.
Em apenas três anos foram criados dois regulamentos com uma dotação orçamental de 250 mil euros anual, que pretendem apoiar o investimento e o empreendedorismo no concelho.
1. O regulamento de incentivo ao investimento e empreendedorismo promove a criação de postos de trabalho e predispõe-se a ceder as instalações do centro de negócios de forma gratuita e a reduzir ou eliminar vários impostos municipais (Licenças, IMI, IMT).
2. O regulamento de incentivo ao empreendedorismo jovem e à criação do próprio emprego apoia monetariamente projetos que estejam numa fase inicial de desenvolvimento. Esta medida representa uma mais valia para a fixação de população jovem no nosso concelho, pois permite que estes possam cá desenvolver o seu negócio e dinamizar a economia local.
Este investimento de meio milhão de euros anual da Câmara Municipal constitui um incentivo, fundamental ao desenvolvimento económico. Será ainda mais útil para a recuperação económica que vamos enfrentar. O impacto destas medidas na comunidade é sempre proporcional à adesão dos cidadãos. A nossa função é criar condições, informar sobre as medidas e apoiar incondicionalmente estes projetos. As sementes estão lançadas e o nosso território vai-se tornando num terreno fértil para viver, investir e trabalhar. Não podemos parar, nem perder tempo a brincar.
João Costa, Presidente da Juventude Socialista de Oliveira de Azeméis
Partilhar nas redes sociais