Visão de futuro
PS
Bruno Aragão *
O Partido Socialista apresentou, em 2017, um conjunto de compromissos aos oliveirenses. Cabe-nos, em final de mandato, prestar contas sobre todos eles. Quando se faz política de forma séria e honesta, prestar contas aos eleitores tem que ser uma preocupação.
1. Um desses compromissos foi a atribuição do Vale Educação, um apoio de 30€ por ano para aquisição de material escolar. Atribuído no início do mandato aos alunos do 1º e 2º ciclos, foi entretanto alargado aos alunos do 3º ciclo. Abrangeu milhares de crianças e apoiou as suas famílias no início dos anos letivos. Ao mesmo tempo, apoiou o comércio local, os estabelecimentos aderentes do concelho onde o vale pode ser descontado. Foi um importante compromisso na área da educação que, com a pandemia, acabámos por reforçar. Cumprimos!
2. A diminuição do IMI para a taxa mínima foi outro dos compromissos que assumimos. É de longe o mais expressivo imposto municipal e aquele que atinge mais famílias e empresas. Como sempre dissemos, primeiro teríamos que criar as condições financeiras para essa diminuição. A razão era simples: diminuir impostos tem impacto direto nas receitas da autarquia, não apenas nesse ano, mas em todos anos seguintes. Em 2020 iniciámos esse processo e em 2021 atingimos a taxa mínima. Devolvemos quase 1,7 milhões de euros, sem colocar em causa a capacidade de investimento e a sustentabilidade financeira da autarquia. Somos hoje um dos municípios com a taxa mínima, o que acontece em cerca de 50% dos concelhos. Cumprimos!
Continuaremos a fazer esta avaliação, sem exceções, para todos os nossos compromissos. Em política não temos que estar sempre de acordo, que defender as mesmas coisas ou votar no mesmo sentido. Mas importa que, tomadas as decisões e escolhidos os caminhos, mostremos o seu resultado e por ele nos responsabilizemos. Assim, como agora, com total transparência.
* Presidente da Comissão Política do PS
Partilhar nas redes sociais