Em
Correio de Azeméis

27 Jun 2022

Visão de futuro

PS

Bruno Aragão *

Em política, cada vez mais, um assunto que não gera ruído, que não é alimentado pela comunicação social, que não é explorado quando há fragilidades, é um não assunto! Parece não ter relevância, não gera discussão, nem é referido pelas oposições. Sendo pernicioso, não deixa de ser curioso. Porquê? Porque quando há um problema a primeira crítica que se faz, por ser mais fácil, é a da não atenção aos assuntos. De se correr atrás do prejuízo, ignorando que, no silêncio mediático, se trabalha e muito. 
Vem isto a propósito desta fase do ano. Na próxima sexta-feira, 1 de julho, vigora por lei, até 30 de setembro, o “período crítico” no âmbito da Segurança e Defesa da Floresta Contra Incêndios. É certo que a natureza não tem períodos legais. Bastará pensar que, no inesquecível ano de 2017, os dois incêndios que vitimaram dezenas de pessoas ocorreram em junho e outubro, fora deste período crítico.
Por tudo isto, as respostas de proteção civil são fundamentais. Quando iniciámos este caminho político em 2017, o Município era, como em muitas matérias, um dos mais atrasados na implementação da estrutura municipal de proteção civil. A nova oposição, como tem feito em tanta coisa, ignorou a sua herança e fez o ruído que entendeu. Entretanto, com a nomeação de um Coordenador Municipal, com a estruturação de uma equipa de apoio, com a ativação da Comissão Municipal de Proteção Civil, na sua versão operacional (mais restrita) e na sua versão mais comunitária (mais alargada), começámos esse caminho. Mas apesar de estarmos no caminho certo, há ainda muito por fazer. O Centro Municipal da Proteção Civil, que será instalado na Casa das Heras, recuperando e dando utilidade a mais um edifício, será um passo muito importante neste caminho. Está praticamente pronto.
O tempo está fresco, mas a natureza é sempre imprevisível e os comportamentos muitas vezes descuidados. Porque para lá da definição e das exigências legais, a Proteção Civil somos mesmo todos nós. Trabalhemos por isso numa grande equipa.  
  * Presidente da Comissão Política Concelhia  do PS

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
GNR foi chamada ao local > Ânimos exaltados na secção de voto de Oliveira de Azeméis
18/01/2026
Mapa de Resultados das Eleições Presidenciais 2026
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Seguro conquista Oliveira de Azeméis com vitória clara nos grandes centros
18/01/2026
Equipa de reportagem visita mesas de voto
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Ricardo Praça da Costa assinala inversão na tendência da abstenção
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Helga Correia destaca possibilidade de afluência histórica e recorda que direito de voto “custou a ser conquistado”
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Manuel Almeida apela ao voto para derrotar a abstenção: “Não vale a pena criticar se não temos coragem para sair do sofá”
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Ricardo Campelo de Magalhães apela ao voto para evitar “dor de arrependimento” em eleição renhida
18/01/2026