Visão de futuro

PS

Bruno Aragão *

Na crónica do início de Setembro escrevi que “o mundo nunca é a preto e branco, embora o debate político o simplifique muitas vezes a tudo ou nada. A realidade é bastante mais complexa e as soluções para muitos problemas também”. A política que fazemos será sempre tão mais eficaz quanto mais honesta for a nossa análise. Apesar da imensidão de branco, da enchente de gente, do calor da noite e do ambiente de festa da Noite Branca, dei comigo a pensar nisto mesmo.

A cidade estava como gostamos de a ver, cheia de gente e de vida. Não apenas nas artérias centrais onde havia programação, mas um pouco por todo o espaço urbano. Curiosamente, na noite anterior, sexta-feira, fui assistir a um momento de declamação de poesia ao som de oboé, no anfiteatro exterior da Biblioteca Municipal. Um momento intimista, de mais silêncio e proximidade. Apesar do acesso livre, éramos pouquinhos. Não podia haver mais contraste em duas noites seguidas e foi isso que, na noite seguinte, me fez pensar.
Ao longo dos últimos meses houve eventos para todos os gostos: concertos de música de todos os tipos, festivais gastronómicos e confrádicos, teatro, poesia, festas populares, desporto, feiras, festas de coletividades. Na cidade ou nas freguesias, a coberto ou ao ar livre, foi apenas escolher. Lembro-me, particularmente, de uma magnífica peça de teatro, sobre o Tardo, ao ar livre, no recinto da Senhora das Flores.
Apesar de toda esta atividade, como dizia no início, a realidade é sempre mais complexa. A consolidação deste dinamismo precisa muito da conclusão das obras do Caracas. Precisa que as grandes obras como o Mercado possam estar também concluídas, para que a cidade adquira outra imagem. Precisa da Garagem Justino e do seu potencial. Só para dar alguns exemplos. Continua a ser longo o nosso caminho, mas como sempre disse, o tempo e perseverança serão sempre os nossos grandes aliados. O resto, passa tudo. 
  * Presidente da Comissão políticado ps de Oliveira de Azeméis

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Idoso morre carbonizado em anexo da casa
1/12/2025
Três feridos em colisão entre dois carros
29/11/2025
Faleceu o padre Albino Fernandes
28/11/2025
Três décadas de adaptação e parceria no coração da indústria
28/11/2025
CENFIM consolida papel estratégico na formação técnica
28/11/2025
Mário Rebelo: “Foram os moldes que trouxeram a tecnologia para Portugal”
28/11/2025
Moldoplástico: o berço da pujança industrial do concelho
28/11/2025
Um pinheirense entre os Campeões do Mundo por Portugal
27/11/2025