Visão de futuro

PS

João Costa *

O Centro Interpretativo do Vidro, localizado no parque da La Salette, é um processo que resume bem os últimos 5 anos de mandato do executivo do Partido Socialista no município de Oliveira de Azeméis

Poucos meses de mandato decorridos após a tomada de posse em 2017, já o município tinha sido condenado a devolver cerca de meio milhão de euros de fundos comunitários e perdia a possibilidade de garantir o financiamento comunitário para a reabilitação deste edifício. Um de muitos dos problemas graves que herdámos.
A Casa do Mateiro, como é conhecida, está no coração do Parque, esteve anos e anos ao abandono e irá agora, finalmente, ser reabilitada dando vida ao Centro Interpretativo do Vidro, uma empreitada de 2,1 milhões de euros exclusivamente com fundos municipais.
Este será um importante espaço para exposição do nosso espólio vidreiro a e demonstração da nossa tradição vidreira que é, por iniciativa do município, candidata a património mundial da UNESCO. 
Este investimento reforça a aposta que tem sido feita na reabilitação do edificado público nos últimos anos. Todos os edifícios devolutos e degradados que herdámos estão requalificados, em obra ou a iniciar requalificação. Todos: a Casa das Heras, o antigo Centro de Saúde, o Mercado Municipal, a Casa Sequeira-Monterroso e a antiga Escola Bento Carqueja. Em 5 anos, fica a faltar apenas encontrar solução para a Estalagem de São Miguel. 
Sempre dissemos que era preciso tempo para elaborar projetos, construir a robustez financeira do município independentemente das condenações judiciais e do pagamento do plano de saneamento financeiro, pois sabíamos que só com esta boa gestão municipal seríamos capazes de fazer investimentos com este nível de esforço municipal. Aqui está o resultado. E num concelho que viu nascer o vidro, é inconcebível não termos um museu ou um espaço que lhe seja devidamente dedicado. Explica muita coisa.  
  * Membro da Assembleia Municipal

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Azemad vai instalar o piso para a Final Four da Liga dos Campeões
16/04/2024
Direção da Banda de Loureiro demitiu-se
15/04/2024
Vitória esclarecedora em Valongo
14/04/2024
RC Nogueirense muito perto da subida e GD Fajões vence em Santiais
14/04/2024
PJ investiga desaparecimento de dirigente da PARC
14/04/2024
160 pessoas percorreram os trilhos do Parque Molinológico
14/04/2024
FC Pinheirense volta a vencer e já é 4º
14/04/2024
FC Macieirense venceu e AC Cucujães perdeu
14/04/2024