Visão de futuro

PS

Bruno Aragão *

Amadora, Aveiro, Águeda, Braga, Bragança, Caldas da Rainha, Cascais, Faro, Funchal, Gaia, Guarda, Leiria, Lisboa, Loures, Marinha Grande, Óbidos, Oeiras, Ponta Delgada, Porto, Sintra, Tomar, Viana do Castelo são municípios portugueses. E daí?

1. Há umas semanas, um órgão de comunicação nacional fez uma notícia sobre os custos da iluminação de Natal nos municípios portugueses.
2. Apesar de não haver informação sobre a esmagadora maioria dos municípios, utilizou-se a informação disponível que, na verdade, correspondia a menos de 10% das autarquias. 
3. A notícia apresentava então “o top 5 dos maiores contratos até agora”, onde Oliveira de Azeméis surgia em 4º lugar.
A notícia impressionou-me particularmente. Por um lado, porque as notícias são, quase sempre, como a água, fazem caminho e não voltam para trás. Com o tempo saberíamos a informação sobre os outros 90% de municípios, mas aquele top 5 estava lançado. Por outro lado, e isso impressionou-me mais, porque a notícia não dizia mais nada, mas deixava a suspeita “dos maiores contratos”. Nada sobre realidade concreta desses municípios, das suas dinâmicas locais, das opções de cada um na estratégia de desenvolvimento territorial, na aposta no Natal como âncora de desenvolvimento. Nada. A redução da política a um número que, isoladamente, merece incompreensão.
Passaram algumas semanas. Já se sabe que os municípios portugueses acima têm custos de iluminação de Natal superior. Ainda faltam bastantes mais. E daí? Daí nada. Nem estar supostamente em 4º dizia alguma coisa sobre nós, nem estar 30º ou acabar 100º diz também alguma coisa. O que importará é o equilíbrio entre os custos e o seu retorno que, certamente, cada município terá de ajuizar.
Por cá há duas coisas que sabemos. A primeira é que a notícia era vazia. A segunda é que o Parque está cheio. Talvez tenhamos descoberto um tesouro de inverno.
* Presidente da Comissão Política Concelhia do PS

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Catarina Teixeira venceu torneio de padel em Leça da Palmeira
14/07/2024
‘Juntos por uma bancada’ do GD São Roque juntou 350 pessoas
14/07/2024
Festa das Coletividades animou lugar da Mó, em Palmaz
14/07/2024
Macieirense entrou a ganhar na Taça de Portugal
14/07/2024
Homem morre em acidente de mota
14/07/2024
Sexta edição do Vila Fest junta cerca 7000 pessoas
13/07/2024
15 anos a celebrar o folclore no Largo da República
13/07/2024
Carregosa é vila há 34 anos
13/07/2024