Visão de futuro

PS

Bruno Aragão *

Ano Novo, vida nova, velhas discussões. É o que me ocorre a propósito da Linha do Vouga.
1. A Linha do Vouga esteve anos abandonada.

O último governo PSD/CDS propôs o seu encerramento, no então designado “Plano Estratégico de Transportes”, publicado em Diário da República a 10 de novembro de 2011.
2. Por enorme pressão pública e política, de partidos como o PS, PCP e BE, o encerramento não aconteceu. Em vez disso, houve uma total ausência de investimento, uma forma de encerramento às prestações, por desistência.
3. O investimento na manutenção no troço Oliveira de Azeméis-Santa Maria da Feira foi um passo de gigante para a conservação de uma linha condenada até há poucos anos. Tal como o concurso recentemente lançado para a requalificação entre Oliveira de Azeméis e Sernada, um troço há anos encerrado a passageiros, o será. 
7. Estes exemplos não substituem o investimento bastante mais avultado previsto para a requalificação integral entre Espinho e Aveiro, permitindo a sua ligação à Linha do Norte em ambos os pontos, mas tornam-no finalmente irreversível.
8. Apesar disto, uma discussão recente voltou a colocar em causa a bitola. Parece um pouco a triste discussão sobre o aeroporto. Quando tudo parece decidido há sempre alguém que se lembra de colocar o processo em causa.
9. Em 2022 fiz mais de 25 mil quilómetros de comboio. Sou um passageiro frequente. Andei em comboios para todos os gostos, em horários para todos os hábitos e não me faltam histórias para contar. Raramente pensei na bitola em que deslizo, na idade do comboio em que me sento, no sistema de eletrificação que o alimenta, se faço transbordo ou o serviço é direto. Como todos os passageiros, o que quero é conforto, rapidez, serviço regular, pontualidade e, se possível, mais rede no território. O resto, deixemos com os técnicos que têm de pensar, com os recursos disponíveis, na melhor engenharia para nos garantir, em muitas e muitas viagens, esse conforto.  
  * Presidente da Comissão Política Concelhia do PS

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Bustelo continua escalada na tabela
13/01/2026
Macieirense somou mais um empate
13/01/2026
S. Roque venceu o Oliveira do Bairro
13/01/2026
Oliveirense perde dérbi nos descontos
13/01/2026
Oliveirense deixa-se empatar no último minuto
13/01/2026
Oliveirense eliminada por equipa da 2ª Divisão
13/01/2026
A vitória ficou em casa
13/01/2026
Álvaro Santos é o novo presidente da CCDR-N
12/01/2026