Visão de futuro

PS

Bruno Aragão *

Há realidades que nos parecem distantes. E quanto maiores nos parecem os números que as caracterizam, mas afastadas nos parecem das preocupações quotidianas.

Daniel Kahneman e Amos Tversky, considerados os pais da Economia Comportamental, definiram-no muito bem, em 1971, no que ficou conhecido como a Lei dos Pequenos Números. Na verdade, não é uma lei, é uma forma do nosso cérebro processar informação. De maneira simples, significa que tendemos a confiar e tirar conclusões de informações com poucos dados. Entre outras coisas, porque o nosso cérebro não é um grande estatístico e porque, os grandes números, são mais difíceis de lidar.
Li sobre isto há uns tempos, num livro com um título curioso (“Pensar, depressa e devagar), do Daniel Kahneman, Prémio Nobel da Economia. E há uns dias, recordei-me disto a propósito do Plano de Resolução e Resiliência, de que já estamos um pouco cansamos de ouvir. Parece-nos demasiado distante, grandes números muito afastados do nosso dia-a-dia. Porém, esses grandes números de milhões, à medida que se vão distribuindo, tornam-se mais compreensíveis e mais próximos. 
No PRR, quando começamos a tornar os números mais simples, percebemos, por exemplo, que Oliveira de Azeméis surge, no país, como um dos concelhos com maior valor de financiamento já atribuído. Esse valor, de mais de 115 milhões de euros, tem como projeto mais valioso a Agenda Mobilizadora para a Inovação Empresarial no Sector das Duas Rodas. Parece novamente uma coisa muito distante, mas que se torna próxima de nós quando percebemos que o seu objetivo é apresentar 58 novos produtos, reduzir em 31% as emissões de CO2 e criar 1114 novos postos de trabalho. E o mais fundamental: continuar a fazer de Oliveira de Azeméis uma das capitais deste sector. E isso influencia a vida de muitas empresas, de muitos trabalhadores, de muitos empregos, de muitas famílias, de muitas pessoas, de muito comércio. Parece distante, mas está aqui bem perto. 
  
  * Presidente da Comissão Política Concelhia 
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
16 anos de Família McDonald's de São João da Madeira
18/07/2024
Campeões da UDO recebidos pela câmara municipal
18/07/2024
Pinheiro da Bemposta ganhou nova superfície comercial
18/07/2024
Homem ferido em colisão entre bicicleta e automóvel
18/07/2024
Homem ferido em acidente nas obras da Linha do Vouga
18/07/2024
Avenida João Pinto Bessa (Cucujães) vai ser requalificada
18/07/2024
Oliveirense jogou o terceiro amigável desta pré-época
17/07/2024
Estádio do Mergulhão vai ser casa do C. Albergaria
17/07/2024