Em
Correio de Azeméis

28 Mar 2023

Visão de futuro

PS

Bruno Aragão *

Na semana passada escrevia sobre a dimensão estrutural do que está a acontecer no concelho. Vários leitores me abordaram, concordando com a ideia, mas alertando, e bem, para uma outra dimensão que, podendo ser estrutural, tem impacto todos os dias. É o sentimento diário que provocam, que lhes dá uma dimensão mais imediata. O exemplo mais evidente, e foi sobretudo sobre ele que me abordaram, é o da rede viária.

Os mais de 700 km de rede viária do concelho têm muitas fragilidades. Há sobretudo duas razões de fundo.
A primeira é o desinvestimento que grande parte dessa rede teve nas últimas décadas. Por exemplo, uma parte muito substancial da nossa rede viária é constituída por estradas que levaram apenas uma semi-penetração betuminosa. Foi uma opção em muitos concelhos, sobretudo na década de 80 e 90. Era uma opção menos custosa que, depois das infraestruturas básicas, era substituída por estruturas betuminosas muito mais robustas. Em 2017, mais de 400 km da rede viária apresentava necessidades de investimento, quase 60%!
A segunda razão são as obras das redes de água e saneamento, que esventram completamente a rede viária. São uma inevitabilidade que explica porque foram, muitas vezes, adiadas. A infraestruturação de redes de água e saneamento é tremendamente penosa neste aspeto. 
Mas ainda que tudo isto seja verdade, o certo é o que sentimos todos os dias, quando utilizamos essas estradas. Por todas as razões, este é um investimento com consequências imediatas na qualidade de vida. Curiosamente, ainda há bem pouco tempo, os partidos da oposição nos acusavam de fazermos apenas alcatrão. Sempre foi uma crítica que me custou a compreender, face às imensas necessidades que todos sentimos.
Sem deixar de resolver os problemas estruturais, responder aos que impactam todos os dias na nossa vida é fundamental. Por isso, quando a mesma oposição diz que os cofres estão cheios, é porque não percebeu ainda as enormes necessidades que temos pela frente. 
* Presidente da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
16 anos de Família McDonald's de São João da Madeira
18/07/2024
Campeões da UDO recebidos pela câmara municipal
18/07/2024
Pinheiro da Bemposta ganhou nova superfície comercial
18/07/2024
Homem ferido em colisão entre bicicleta e automóvel
18/07/2024
Homem ferido em acidente nas obras da Linha do Vouga
18/07/2024
Avenida João Pinto Bessa (Cucujães) vai ser requalificada
18/07/2024
Oliveirense jogou o terceiro amigável desta pré-época
17/07/2024
Estádio do Mergulhão vai ser casa do C. Albergaria
17/07/2024