Visão de futuro

PS

Bruno Aragão *

A essência do que somos feitos é sempre uma herança. A herança das histórias que não vivemos, mas que ouvimos contar. A das histórias que partilhámos e sentimos.

A das histórias das lutas que outros travaram por nós. Das lutas que travámos com os que nos acompanham. Dos discursos que não fizemos nem escutámos. Daqueles que ainda esperamos fazer ou escutar.
A essência do que somos é o olhar que deitamos ao futuro. É a esperança que alimentamos em tudo o que fazemos. É a crença profunda de que somos apenas um pequeno sopro da alma coletiva a que chamamos Pátria.
A essência do que somos é a verdade com que olhamos o Mundo. O respeito que temos pelos outros. A força que pomos em cada gesto e em cada palavra. A força com que pisamos o chão dos valores comuns e da terra em que nascemos.
A essência do que somos é a liberdade que sentimos todos os dias. A que outros conquistaram por nós, quando olharam para um futuro desconhecido a que hoje chamamos história.
A essência do que somos é honra de os lembrar e de continuar, as lutas de sempre e as novas. Aquelas que fazem a marcha do Homem e as outras, as que nos tocam na contemporaneidade da marcha.
Abril faz 49 anos. Para a maioria de nós que não o vivemos, é sobretudo uma essência. É, como nas palavras de Sophia Mello Breyner, a liberdade onde “habitamos a substância do tempo”.  Do passado que não vivemos, do presente que sentimos e do futuro que queremos construir.
É essa substância que faz a história de 50 anos do Partido Socialista. Entre lutas e conquistas, entre vitórias e derrotas. Entre bons e maus momentos. Entre erros e acertos. Entre os camaradas que já partiram e aqueles que se juntam para continuar a luta. Convictamente pela razão de sempre: um país melhor. Em liberdade.
Viva a Liberdade.
 * Presidente da Comissão Política Concelhiado Partido Socialista
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
GNR foi chamada ao local > Ânimos exaltados na secção de voto de Oliveira de Azeméis
18/01/2026
Mapa de Resultados das Eleições Presidenciais 2026
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Seguro conquista Oliveira de Azeméis com vitória clara nos grandes centros
18/01/2026
Equipa de reportagem visita mesas de voto
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Ricardo Praça da Costa assinala inversão na tendência da abstenção
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Helga Correia destaca possibilidade de afluência histórica e recorda que direito de voto “custou a ser conquistado”
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Manuel Almeida apela ao voto para derrotar a abstenção: “Não vale a pena criticar se não temos coragem para sair do sofá”
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Ricardo Campelo de Magalhães apela ao voto para evitar “dor de arrependimento” em eleição renhida
18/01/2026