Visão de futuro

PS

Bruno Aragão *

Esta semana discute-se o Estado da Nação. Uma prática regular que obriga o Governo e os diferentes partidos a, no final de cada sessão legislativa, refletirem sobre a evolução do país. Parecendo um debate distante, não o é. Tem ramificações na nossa vida, desde os escalões do IRS que pagamos, ao IVA zero nos bens essenciais, na ação social escolar, nas creches gratuitas, na dificuldade de habitação, nos créditos bancários. Enfim, matérias que influenciam o nosso dia a dia, mesmo quando o calor do verão e as férias parecem tornar tudo mais suportável.
Há, nesta reflexão, uma conclusão que podemos já tirar. A economia portuguesa tem mostrado uma enorme capacidade de resiliência. O país produz e exporta mais, temos mais turismo, o défice baixa e a dívida também. Tudo isto é verdade, em contraciclo com o que se passa em alguns países europeus, como a Alemanha, que entrou já em recessão técnica. No cenário adverso da inflação, o país encontrou formas de ir superando as adversidades. Não é isso que muitos cidadãos estão a sentir e isso é uma novidade destes tempos. Apesar da capacidade que o país, como um todo, vem mostrando, é possível que as pessoas percecionem mais dificuldades do que antes. Com os créditos a pesar mais, com a inflação a absorver aumentos salariais, é possível que ambas estejam a acontecer.
É esta realidade simultânea que faz com que, de parte a parte, haja muitas vezes incompreensão. Dentro do cenário internacional difícil, o país foi encontrando formas de melhorar e de aguentar esses impactos. Ainda assim, as pessoas não deixam de os sentir e, sobretudo, ter uma perceção de maior cautela.
O desafio dos próximos tempos, será por isso o equilíbrio dessa dupla realidade. Da mesma forma que em julho se procedeu a um aumento intercalar das pensões, percebendo a sua justeza social e a capacidade do país para o assegurar, teremos que em muitas outras áreas procurar fazer o mesmo. É um desafio, mas é isso que, em política, nos move.

* Presidente da Comissão Política Concelhia do PS

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Colisão entre dois carros deixou mulher ferida
6/10/2025
Missão na Luz confirmou-se difícil
5/10/2025
Empate amargo já nos descontos
5/10/2025
AD afirma que Joaquim Jorge se limitou a vitimizar-se
5/10/2025
Criança de sete anos entre os quatro feridos em colisão em Carregosa
4/10/2025
Joaquim Jorge anuncia arquivamento de queixa contra o município
3/10/2025
Conceito novo promete ser diferente na região
3/10/2025
"Queremos dar relevo às coletividades"
3/10/2025