Visão de futuro

PS

Catarina Soares *

A saúde mental é uma dimensão fundamental da existência humana, essencial para o bem-estar e a qualidade de vida. Apesar da sua importância, é muitas vezes negligenciada e só nos últimos anos ganha centralidade no debate. A necessidade de investimento nesta área é uma preocupação social, estimando-se que possa afetar milhões de pessoas no mundo. 
Apesar da crescente consciencialização, nomeadamente no período da pandemia, a necessidade de investimento na saúde mental continua a ser um desafio. Os sistemas de saúde carecem de recursos adequados para lidar com estes problemas, resultando em lacunas no atendimento e na acessibilidade aos serviços. Entende-se que a falta de acesso a estes serviços agrava as desigualdades sociais e exclui os mais vulneráveis. Se não garantido, este investimento resulta em deterioração da qualidade de vida, aumento de transtornos mentais não tratados e, infelizmente, tentativa de suicídio ou mesmo a sua consumação. Ignorar a saúde mental é negar o direito fundamental de cada indivíduo a uma vida saudável.
Os índices de saúde mental em Portugal são reveladores. Portugal ocupa o segundo lugar na elevada prevalência de perturbações psiquiátricas. É necessário agir, especialmente no ambiente de trabalho, onde os problemas de saúde mental impactam negativamente a rotina e a produtividade dos trabalhadores. O município de Oliveira de Azeméis, altamente industrializado, deve assumir um compromisso com todos os trabalhadores e procurar garantir condições apoio psicológico. Empresas devem adotar medidas para monitorizar e promover o bem-estar, assentando num paradigma de trabalho cada vez mais humanizado e preventivo.
Porque não recebe a saúde mental a mesma atenção e investimento que a saúde física? Porque é mais invisível e, muitas vezes, mais silenciosa. Mas o silêncio é, muitas vezes, um sinal bem audível. Estejamos atentos e façamos a nossa parte. 

   * Militante da Juventude Socialista de Oliveira de Azeméis

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Jovens que regressam: Motivações e investimento em regiões de baixa densidade após formação no ensino superior
24/06/2024
NAC é vice-campeão absolutos por equipas
24/06/2024
NAC volta à final da 3ª Divisão Nacional
24/06/2024
Faleceu o 'nosso' André, uma glória da Oliveirense
24/06/2024
Macieirense venceu a fase de grupos
24/06/2024
Mundialito Cesaz “promete agitar” a região
24/06/2024
Carlos Teixeira confirma candidatura a presidente da Oliveirense
24/06/2024
Sara Almeida poderá ser a primeira mulher vice-presidente da UDO
24/06/2024