Visão de futuro

PS

Bruno Aragão *

Na semana passada o Presidente do PSD dirigiu-me a sua crónica. Entendeu que os factos reportados por uma entidade externa sobre os resultados financeiros do município são um “romance”.

Não resta qualquer dúvida que pensamos de forma muito diferente a gestão pública. Em 2015, num Assembleia Municipal, afirmava o Presidente do PSD, cito, “confesso que me tem dado um certo prazer defender o modelo de gestão que é praticado por este executivo”, referindo-se ao executivo do PSD dessa atura. Nesse modelo de gestão, o município pagava quase 5 milhões de euros em dívidas por ano, era um dos que investia menos em todo o distrito, pagava meio milhão de euros em rendas, tinha 22,5% de rede de saneamento tratado, uma catástrofe ambiental, e tinha iniciado uma ruinosa concessão à Indaqua. Nesse modelo de gestão, os impostos municipais como o IMI e o IRS estavam no máximo. E a incapacidade de investimento do município explica hoje muitas das exigências que, agora na oposição, V. Exa faz. O prazer que a defesa desse modelo de gestão lhe dava, palavras suas, só pode agora opô-lo a um modelo radicalmente diferente. 
Assegurámos mais rede de saneamento tratada do que nos 40 anos anteriores, baixámos para o mínimo o maior imposto municipal, temos anualmente mais investimento do que no tempo da gestão que lhe dava prazer defender, e enfrentamos hoje problemas que esperam resolução há anos. Mas há uma coisa que nos distinguirá sempre: nós temos a noção de que é muito mais o que nos falta fazer do que aquilo que já fizemos. São reais as necessidades dos oliveirenses, basta pensar na rede viária. 
Para si pode ser um romance esta gestão, porque durante anos defendeu um drama. Esse tempo passou, mas não os problemas que ele trouxe e que hoje V. Exa. também reconhece. Não me parece que seja falta de memória sua, é antes uma forma de estar. 
 * Presidente da Comissão Política Concelhia do PS

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
GNR foi chamada ao local > Ânimos exaltados na secção de voto de Oliveira de Azeméis
18/01/2026
Mapa de Resultados das Eleições Presidenciais 2026
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Seguro conquista Oliveira de Azeméis com vitória clara nos grandes centros
18/01/2026
Equipa de reportagem visita mesas de voto
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Ricardo Praça da Costa assinala inversão na tendência da abstenção
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Helga Correia destaca possibilidade de afluência histórica e recorda que direito de voto “custou a ser conquistado”
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Manuel Almeida apela ao voto para derrotar a abstenção: “Não vale a pena criticar se não temos coragem para sair do sofá”
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Ricardo Campelo de Magalhães apela ao voto para evitar “dor de arrependimento” em eleição renhida
18/01/2026