Visão de futuro

PS

Bruno Aragão *

E eis senão quando, sem qualquer perspetiva ou possibilidade, o Primeiro-Ministro se demite, o Conselho de Estado reúne e o Presidente da República convoca eleições legislativas. Os cenários mudam, os tempos encurtam, as decisões aceleram.

 Agora, regras democráticas, vão assumir-se posições, apoiar-se líderes ou partidos. 
Entre o dia em que escrevo e o dia das próximas eleições decorrem menos de 120 dias. Nesses dias, continuaremos a acordar cedo, levar os miúdos à escola, ir para o trabalho, almoçar a correr, regressar do trabalho, ir buscar os miúdos à escola, levá-los ao futebol, ou à dança, ou a outra qualquer atividade. Chegar a casa, preparar o jantar, jantar, talvez pôr uma máquina a lavar, ver um pouco de televisão se, com cansaço, não adormecermos no sofá. A vida concreta das pessoas não muda porque há eleições, mas as propostas que fazemos, as ideias que defendemos, alteram esses dias. Dos rendimentos disponíveis à escola onde deixamos os miúdos. Do centro de saúde que frequentamos ao supermercado onde compramos. Da água que consumimos ao lixo que alguém recolhe por nós. Dos transportes que temos, ou que nos falta, às creches que oferecemos.
Tenho, como é politicamente desejável, convicções pessoais sobre quem entendo ter melhores condições para se tornar Primeiro-Ministro. Mas elas valerão pouco se resultarem apenas da minha circunstância pessoal, sem capacidade de reflexão sobre o que é o país. E por isso, nestes 120 dias, o que as pessoas me devem exigir é informação e esclarecimento. Que diga porquê este e não o outro. Porquê esta política e não aquela. Porquê este caminho e não outro qualquer.
É o que nos torna responsáveis e comprometidos: a capacidade de nos sobrepormos ao ruído que estes tempos sempre geram. De dar aos cidadãos a informação que lhes permita tomar decisões. E, no fim, respeitá-las, mesmo quando não são as que defendemos. Porque na vida das pessoas os sonhos valem mais se puderem ser reais. Vamos isso.  
 
* Presidente da Comissão Política Concelhia do PS

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
GNR foi chamada ao local > Ânimos exaltados na secção de voto de Oliveira de Azeméis
18/01/2026
Mapa de Resultados das Eleições Presidenciais 2026
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Seguro conquista Oliveira de Azeméis com vitória clara nos grandes centros
18/01/2026
Equipa de reportagem visita mesas de voto
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Ricardo Praça da Costa assinala inversão na tendência da abstenção
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Helga Correia destaca possibilidade de afluência histórica e recorda que direito de voto “custou a ser conquistado”
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Manuel Almeida apela ao voto para derrotar a abstenção: “Não vale a pena criticar se não temos coragem para sair do sofá”
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Ricardo Campelo de Magalhães apela ao voto para evitar “dor de arrependimento” em eleição renhida
18/01/2026