Visão de futuro

PS Destaques

Bruno Aragão*

No início do ano, numa entrevista à Azeméis TV/FM, o Presidente Joaquim Jorge recordava que o processo de certificação do Pão de Ul, iniciado em 2009, ficará expectavelmente concluído este ano. O Pão de Ul ficará protegido por classificação que formalmente se designa Indicação Geográfica Protegida. É uma das formas oficiais de classificação de produtos gastronómicos da União Europeia, apenas possível quando as características únicas de um produto são diretamente atribuídas ao contexto geográfico onde tiveram origem. Traduzido por miúdos, é uma classificação que garante que o Pão de Ul só possa ser assim chamado se for produzido cá, a região da sua origem, e apenas se as suas características estiverem de acordo com a tradição que o tornou um dos melhores pães do mundo.
Porque é relevante esta classificação? Por duas razões. A primeira, mais óbvia, por facilitar a sua preservação e a confeção de acordo com a tradição. A segunda, não menos importante, é torná-lo um produto reconhecidamente único de Oliveira de Azeméis, produzido, confecionado e consumido aqui. É esta distinção que torna os territórios diferenciados, como acontece, por exemplo, aqui bem perto, com os Ovos Moles de Aveiro. Alguém que os faça no Algarve não pode, abusivamente, vendê-los como Ovos Moles de Aveiro, porque não foram feitos na região de origem. Até podem ser muitos bons, mas não são de Aveiro. O mesmo acontecerá com o Pão de Ul.
Estas políticas são fundamentais para as nossas dinâmicas locais. Se juntarmos esta classificação à conclusão do Centro de Interpretação do Vidro, percebemos como Oliveira de Azeméis tem, para quem nos visita, duas marcas distintivas que nos importa preservar e potenciar. A origem do vidro em Portugal e um pão único que só aqui se produz. É este o caminho certo que nos dá centralidade, que nos acrescenta valor. É também assim que atraímos pessoas e forçamos dinâmicas que bem precisamos.

* Presidente da Comissão Política Concelhia do PS

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
José Barbosa regressa à Oliveirense
27/08/2025
Livre apresenta-se à Assembleia Municipal com as mesmas caras que concorrem à autarquia
27/08/2025
A lista da CDU candidata à Assembleia Municipal de Azeméis
27/08/2025
A lista do Bloco de Esquerda à Assembleia Municipal de Oliveira de Azeméis
27/08/2025
Lista da Iniciativa Liberal candidata à Assembleia Municipal de Oliveira de Azeméis
26/08/2025
A lista do Chega candidata à Assembleia Municipal liderada por Ema Azevedo
26/08/2025
McDonald’s de Oliveira de Azeméis é inaugurado no dia 2 de setembro
26/08/2025
Faleceu filha do escritor Ferreira de Castro
26/08/2025