Visão de futuro

PS

Vasco Alves *

Os momentos eleitorais são a âncora da Democracia, a expressão concreta da vontade do povo. Como o Bruno Aragão disse nesta coluna, na semana passada, não apouquemos resultados, façamos antes uma análise do que virá daqui para a frente.
Enquanto jovem, enquanto jovem Socialista, mas acima de tudo enquanto apaixonado pela Democracia, espero que venha um período de estabilidade para o país. Esperemos que o Senhor Presidente da República tenha finalmente percebido que o seu papel é o de manter a situação política estável, ao contrário do que foi fazendo ao longo dos últimos dois anos, onde de forma banal e corriqueira ia acenando com a possibilidade da dissolução de uma Assembleia da República maioritária.
Da parte do Partido Socialista e da Juventude Socialista a tarefa que temos pela frente é liderar a oposição, e nunca foi tão importante este papel. Temos de garantir a defesa daquilo que foram os avanços alcançados nos últimos 8 anos, muitos deles garantidos apesar da direita e não com a direita, tais como o aprofundamento da democratização do nosso ensino, desde as creches, tornando-as gratuitas, passando pelo ensino básico e secundário, com a garantia dos manuais gratuitos, até ao ensino superior, com a diminuição das propinas e aumento substancial das bolsas e dos complementos de deslocação. Este é um exemplo de uma área onde avançamos e não podemos recuar. É fundamental continuarmos o caminho de aumento dos salários, promovendo o aumento do Salário Mínimo Nacional; aprofundando instrumentos que permitem um maior salário aos jovens, tal como o IRS Jovem, programa que o PS criou; continuar a promover um caminho de maior equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Ao contrário da imagem que muitos tentaram passar nos últimos anos, não estava tudo mal, havia um caminho desafiante, com lacunas e desafios pela frente. 
Podemos, neste momento, aplicar como máxima um dos mais célebres slogans que o PS utilizou, “Razão e Coração”, a Razão de percebermos o caminho que deve ser seguido e o Coração para nunca nos esquecermos de defender todos, sem exceção.

 * Presidente da Juventude Socialista de Oliveira de Azeméis

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Veja as fotos do novo Centro Interpretativo Ferreira de Castro
2/05/2024
Centro de Estudos Padre Bastos vai perpetuar a memória do seu patrono
2/05/2024
Oliveirense goleou os Carvalhos na penúltima jornada
2/05/2024
Futura edição do Festival de Filarmonia D’Ouro poderá ser em Oliveira de Azeméis
1/05/2024
Prémio Cidadania de 2023 atribuído a Cesar Solidário e António Grifo
30/04/2024
Grupo Folclórico de Cidacos já tem nova sede provisória
30/04/2024
Grupo Folclórico de Cidacos realiza a sua última assembleia em Cidacos
30/04/2024
Grupo Folclórico de Cidacos cumpriu a tradição das Maias
30/04/2024