Visão de futuro

PS

Bruno Aragão *

As eleições europeias parecem já uma coisa distante. O Euro 2024 será agora a realidade europeia que mais discutiremos e, possivelmente, com bastante menos abstenção. Permitam-me algumas notas sobre os resultados. 
1. A abstenção continuou elevada. Mesmo com um sistema de voto em mobilidade, a abstenção superou os 60%. Algum contentamento por ter diminuído em relação a 2019 parece-me, francamente, exagerado. 
2. Comparações com os resultados das eleições legislativas ou mesmo projeção para eleições autárquicas, parecem-me um grande exagero. Basta analisar o resultado de anteriores eleições para perceber que não há padrão ou tendência. A baixa participação ou o voto em mobilidade dificultam também essas comparações.
3. O Partido Socialista ganhou as eleições por curta margem. Em política não há 1x2, como no totobola, mas a fragilidade dos resultados obriga a moderação.
4. A Aliança Democrática (AD) perdeu por curta margem, mas não devemos esquecer que é o resultado de três partidos juntos. Ou de dois partidos, se quisermos ignorar o Partido Popular Monárquico.
5. Com a exceção da AD, coligação de três partidos, e do PS, a concorrer sozinho, nenhum outro partido chegou aos 10%. Numa eleição com mais de 60% de abstenção, é muito difícil ler estes números. Também aqui me parece merecer cautela qualquer leitura de consolidação ou de fragilidade destes partidos. 
6. Há, porém, um grande derrotado. O discurso sobre a imigração, que começou, como uma mancha de óleo, a espalhar-se a partir do populismo da extrema-direita, mas que influencia já alguns moderados, foi, por agora, derrotado em Portugal. Talvez nós, oliveirenses, o compreendamos melhor e não apenas por termos sido uma terra de emigrantes. A nossa grande capacidade industrial depende também muito de imigrantes, gente boa que procura trabalho e oportunidade para ser feliz. Afinal foi o que procuraram os nossos quando partiram para França, Brasil, Venezuela ou Suíça, mas é também o que procuramos nós que ficamos por aqui. 
 

* Presidente da Comissão 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
GNR foi chamada ao local > Ânimos exaltados na secção de voto de Oliveira de Azeméis
18/01/2026
Mapa de Resultados das Eleições Presidenciais 2026
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Seguro conquista Oliveira de Azeméis com vitória clara nos grandes centros
18/01/2026
Equipa de reportagem visita mesas de voto
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Ricardo Praça da Costa assinala inversão na tendência da abstenção
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Helga Correia destaca possibilidade de afluência histórica e recorda que direito de voto “custou a ser conquistado”
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Manuel Almeida apela ao voto para derrotar a abstenção: “Não vale a pena criticar se não temos coragem para sair do sofá”
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Ricardo Campelo de Magalhães apela ao voto para evitar “dor de arrependimento” em eleição renhida
18/01/2026