8 Jul 2024
Bruno Aragão *
De quando em vez surge no espaço de comentário uma ideia que nunca compreendi: a ideia de que as políticas devem ser dirigidas às pessoas. Ocorre-me, nesses momentos, uma questão: mas há outras? Há políticas que não são dirigidas para as pessoas? Parece-me, por definição, um absurdo. Quando assim não é, ou são más políticas ou são desajustadas. Em Oliveira de Azeméis temos, um exemplo clarinho disto: o contrato de concessão das redes de água e saneamento. Está em vigor, faz este ano, 10 anos e ainda faltam 20. Mas tomemos um exemplo mais recente.
Quando em 2017 o Partido Socialista chegou à Câmara Municipal, talvez o concelho de Oliveira de Azeméis fosse um dos poucos que não tinha um verdadeiro edifício de serviços municipais. Havia sido prometido e até anunciado em 2007, mas dez anos depois não havia nenhuma ideia ou projeto. Tínhamos, nessa altura, serviços espalhados por muitos espaços. A autarquia pagava rendas de cerca de 20 deles, num valor próximo de 500 mil euros por ano. Meio milhão, dois milhões por mandato, vários milhões ao longo de anos.
O que muitas pessoas não devem saber é que o icónico edifício dos Paços do Concelho alberga cerca de 40 trabalhadores dos mais de 500 trabalhadores da autarquia, excluindo aqui as pessoas que trabalham nas escolas. Ou seja, menos de 10%. Isso tem, como é evidente, um enorme impacto nas condições do serviço que se presta, mas também nas condições de trabalho e de articulação entre serviços.
É por isso que o novo Fórum Municipal é importante. Não apenas porque recuperamos um edifício no centro, não apenas porque poupamos rendas, não apenas porque agregamos serviços. É importante porque facilitará, em muito, as condições de trabalho e a qualidade dos serviços que poderemos prestar.
É por isso que a crítica de que um edifício público desta natureza não é para as pessoas, para servir as pessoas, para ter melhores respostas públicas explica, como no passado, as opções foram bem diferentes e francamente piores. Avancemos.
* Presidente da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista