15 Jul 2024
Bruno Aragão *
Um tipo às vezes fica baralhado. Foi o que senti a semana passada, depois do Politicamente Correto, o habitual programa transmitido pela Azeméis TV e Azeméis FM, que na semana passada contou com a nova-velha liderança do PSD.
Há sempre alguma expectativa, não tanto quanto à forma, onde não esperava surpresas, mas sobre o conteúdo. E o conteúdo foi um espanto.
Nos últimos seis anos, a liderança do PSD procurou fazer uma coisa difícil, mas compreensível. Tentou afastar-se de um legado pesado de muitos anos de gestão autárquica, que deixou uma dívida pesada, um plano de saneamento financeiro durante mais de uma década, cortes nas transferências para as juntas, taxas de cobertura de redes de abastecimento indignas, escolas profundamente degradadas, edifícios públicos devolutos, rendas avultadas, só para dar alguns exemplos. Nesse esforço, foi criticando as opções do Partido Socialista que lhes pareceram menos acertadas ou sobre as quais, legitimamente, discordavam. Pareceu-me normal.
O meu espanto é ver agora nova-velha liderança no registo que encontrei no programa de rádio da semana passada. Por um lado, fugiu do legado anterior a 2009, o ano em que entrou no executivo municipal como vereador. Depois tentou dizer que os anos entre 2009 e 2017 foram os de menor investimento de sempre em Oliveira de Azeméis porque, palavras suas, havia muita dívida para pagar. Entretanto conseguiu dizer que quase todos os projetos que hoje temos em curso já vinham de trás e, portanto, dos seus mandatos, para logo a seguir dizer que não havia estratégia e que até obras como o Fórum Municipal eram, novamente palavras suas, “obrinhas”. E no meio de tudo isto, ficou claro que ainda não percebeu que concessão de rede água e saneamento decidida nos seus mandatos, e da qual ainda nos restam ainda 20 anos, foi a pior decisão de gestão de sempre.
No fim do programa, a caminho de casa, a única coisa que me ocorreu foi a famosa frase do grande jornalista Fernando Pessa: E esta, hein?
* Presidente da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista