Bruno Aragão *
O Correio de Azeméis fez esta semana 102 anos. É normal que as grandes datas redondas suscitem sempre mais entusiasmo, como aconteceu no centésimo aniversário. O grande trabalho decorre quase sempre de forma menos visível. É assim em quase tudo.
Se agora começa um ano letivo, cujo início podemos sinalizar ou cujos resultados podemos festejar, sabemos que o trabalho dos alunos, dos professores, dos pais ou das suas associações é o esforço, muitas vezes solitário, que decorre todos os dias.
Se uma banda de música dá um grande concerto e arranca da plateia fortes aplausos, sabemos que por trás estão horas incansáveis de trabalho, de ensaios ou de repetição. Sabemos que às vezes, até depois de muito ensaio, é preciso continuar a insistir. Nunca ninguém vê essas horas de trabalho e preparação.
Se uma equipa ganha um campeonato, ao fim de muitos jogos, grande parte do trabalho está nos treinos diários, que também ninguém vê, sobretudo agora que chega o inverno e que esses treinos se fazem tantas vezes à chuva e ao frio.
Não há, na verdade, muita diferença na política. O que é mais marcante são os anúncios dos projetos que se quer implementar ou a inauguração desses investimentos, sejam obras físicas ou dinâmicas que iniciam. Mas na verdade, grande parte do trabalho é o esforço para as concretizar. São os meses de burocracia para se aprovarem os projetos, são as obras que nem sempre decorrem no ritmo que se quer e são os transtornos que, inevitavelmente, causam até estarem concluídas.
Em boa verdade, é a seriedade e o empenho no estudo solitário, é a persistência nesses ensaios que ninguém vê, ou nos treinos a que ninguém assiste, que está o segredo dos momentos que coletivamente festejamos. Na política ainda mais. É bom que o nosso trabalho e empenho esteja sobretudo nessa parte menos visível. Como um jornal, que para festejar com orgulho 102 anos, tem de sair todas as semanas e somar milhares de edições. É aí que está a grande conquista, na persistência.
* Presidente da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista