Em
Correio de Azeméis

20 Nov 2024

Visão de futuro

PS Opinião

> Bruno Aragão

Tenho dito muitas vezes que a rede viária é uma urgência. O seu impacto é muito grande nas deslocações diárias, na atividade profissional, nas dinâmicas empresariais e industriais e na própria coesão do concelho.
É por isso que, também nesta área, era muito difícil de compreender como chegamos a 2017 sem concluir as vias estruturantes, ou criar acessos dedicados à Zona de Acolhimento Empresarial Ul-Loureiro, ou ainda requalificar vias de tráfego intenso em paralelos, como a Rua do Mosteiro em Cucujães, só para dar alguns exemplos. Talvez o caso mais evidente seja mesmo a antiga N1, que serve a maior Zona Industrial do concelho. Quando há 30 anos foi construído o IC2, a antiga N1 passou para responsabilidade camarária, juntamente com o pacote financeiro para a sua requalificação. Como sabemos, nem requalificação, nem pacote financeiro. Tudo se esfumou. Basta pensar no Zé da Curva, anos por resolver. 
Esta urgência tornou-se ainda maior quando uma parte do concelho tem sido esventrada para a construção das redes de água e saneamento. Passar, em sete anos, de 22,5% de rede de saneamento tratado, para 66%, teve um grande impacto na rede viária. Não sendo a única explicação, é uma das mais relevantes. 
Felizmente, a grande empreitada de requalificação viária, que aguardava o visto do Tribunal de Contas, já se iniciou. É por isso surpreendente a reação de alguns dirigentes e ex-dirigentes do PSD. Bem sabemos que noutros tempos os procedimentos nesta área eram diferentes, mas ficarem tão indignados por se estar a requalificar a rede viária é, de facto, coisa estranha. Estão preocupados porque, dizem, é uma manobra eleitoral. Significa que, como antes, nunca pensaram de outra forma.
Sinceramente, a requalificação de rede viária que está em curso, resolve problemas importantes, mas continuaremos a ter ainda muitas estradas por requalificar. São essas que merecem a nossa atenção e preocupação, não o que já está feito e/ou a ser resolvido. É isso que nos distingue.  

Bruno Aragão, Presidente da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Alunos do primeiro ciclo plantam o futuro no âmbito do projeto 'Renascer Azeméis'
4/12/2025
Ossela une-se para iluminar o espírito natalício
4/12/2025
Família organiza buscas pela idosa na manhã do próximo domingo
3/12/2025
Família reforça apelo por idosa desaparecida há uma semana do Hospital da Feira
3/12/2025
LightParade vai levar magia de Natal iluminada às ruas de São Martinho da Gândara
3/12/2025
Oliveirense joga em Paço de Arcos para a Taça de Portugal
2/12/2025
Oliveirense joga em Paço de Arcos para a Taça de Portugal
2/12/2025
Idoso morre carbonizado em anexo da casa
1/12/2025