Em
Correio de Azeméis

20 Nov 2024

Visão de futuro

PS Opinião

> Bruno Aragão

Tenho dito muitas vezes que a rede viária é uma urgência. O seu impacto é muito grande nas deslocações diárias, na atividade profissional, nas dinâmicas empresariais e industriais e na própria coesão do concelho.
É por isso que, também nesta área, era muito difícil de compreender como chegamos a 2017 sem concluir as vias estruturantes, ou criar acessos dedicados à Zona de Acolhimento Empresarial Ul-Loureiro, ou ainda requalificar vias de tráfego intenso em paralelos, como a Rua do Mosteiro em Cucujães, só para dar alguns exemplos. Talvez o caso mais evidente seja mesmo a antiga N1, que serve a maior Zona Industrial do concelho. Quando há 30 anos foi construído o IC2, a antiga N1 passou para responsabilidade camarária, juntamente com o pacote financeiro para a sua requalificação. Como sabemos, nem requalificação, nem pacote financeiro. Tudo se esfumou. Basta pensar no Zé da Curva, anos por resolver. 
Esta urgência tornou-se ainda maior quando uma parte do concelho tem sido esventrada para a construção das redes de água e saneamento. Passar, em sete anos, de 22,5% de rede de saneamento tratado, para 66%, teve um grande impacto na rede viária. Não sendo a única explicação, é uma das mais relevantes. 
Felizmente, a grande empreitada de requalificação viária, que aguardava o visto do Tribunal de Contas, já se iniciou. É por isso surpreendente a reação de alguns dirigentes e ex-dirigentes do PSD. Bem sabemos que noutros tempos os procedimentos nesta área eram diferentes, mas ficarem tão indignados por se estar a requalificar a rede viária é, de facto, coisa estranha. Estão preocupados porque, dizem, é uma manobra eleitoral. Significa que, como antes, nunca pensaram de outra forma.
Sinceramente, a requalificação de rede viária que está em curso, resolve problemas importantes, mas continuaremos a ter ainda muitas estradas por requalificar. São essas que merecem a nossa atenção e preocupação, não o que já está feito e/ou a ser resolvido. É isso que nos distingue.  

Bruno Aragão, Presidente da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Oliveirense está na Final Four da Taça de Portugal
18/01/2026
Cobertor elétrico começa a arder com casal de idosos na cama
17/01/2026
Silo de empresa destruído em incêndio
17/01/2026
Oliveirense somou um ponto em Faro
17/01/2026
Homem de 65 anos ferido em despiste de carro
16/01/2026
Homem cai desamparado após teto ceder
16/01/2026
Sexagenário atropelado em Cesar
16/01/2026
Sporting vence e agudiza crise na Oliveirense
16/01/2026